A importância do investimento na formação de professores na área de língua portuguesa

Páginas: 9 (2184 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
1 - A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Na relação polêmica que se estabelece entre as propostas de mudança e o ensino considerado tradicional, o professor é colocado no lugar de quem deve operar a transformação em suas concepções de linguagem e de ensino, pressupostas tradicionais, e se deslocar em direção ao discurso que propõe mudanças. Oobjetivo deste trabalho é discutir questões relacionadas aos modos como diferentes concepções de linguagem fundamentam a elaboração de propostas de ensino e projetam diferentes funções para o professor de língua materna e para sua formação.
Contudo, tenho a dizer ainda que junto dessa formação tem que haver a transformação interna, praticando, porque palavras movem, mas, exemplos arrastam. Atravésdo investimento confiado a formação de professores na área de língua portuguesa, daremos um passo ao resgate patriótico que prima por defender em seus versos... “De um povo heróico, brado, retumbante”. Como as palavras são, tem poder de nos emocionar, encorajar, fazer sorrir etc.
Tudo o que está sendo pontuado, só será internalizado se houver um intermediador que nos leve a reflexão das nossasraízes lingüísticas. Assim, o sendo um profissional nessa área é contribuidor histórico socioeducacional.
Os primeiros balbuciar se fazem inatos nos sons emitidos, no choro ecoado, assim por dizer se faz palavra. Todos os estimulam no seu convívio social, mas; é na escola (2º convívio social) que esse aprendizado é formalizado. Para tanto, aqui jaz a defesa de que nascemos palavra, vivemos palavra,somos traduzidos em linguagem que por sua vez é a comum ação de todos para socializar-se comunicando. Agora, um qualitativo diálogo depende do que fora compartilhado na relação professor – aluno. Esse primeiro é ferramenta indispensável na condução desse desenvolvimento.
Enfim, para a participação social efetiva, conta-se com o domínio da língua oral e escrita, devido ser por meiodela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.

2 – CINCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DESTA FORMAÇÃO

A) Estimular a participação social, utilizando-se da linguagem;
B) Dispor textualmente a linguagem como atividade discursiva;
C) Dominar a palavra, produzindo textos adequados aos gênerosliterários.
D) Conhecer, saber, diferenciar e respeitar: dialetos comuns dos formais (Linguagem culta);
E) Interpretar a linguagem oral e escrita;

3 – DEFINIÇÃO DA JUSTIFICATIVA E DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE FORMAÇÃO

A) Justificativa:

Veja só, caro leitor, o tamanho da nossa responsabilidade como professores de Português. Do sucesso de nosso trabalho dependerá todo o sucesso escolar dessacriança e, por conseqüência, o sucesso profissional do adulto que ela vier a tornar-se. (GOMES, 2007 p.59)

Após as palavras citadas acima, deixa claro a importância de haver uma capacitação do docente responsável pelo ensino da língua materna, principalmente nas séries iniciais. Portanto, torna-se fundamental que o professor esteja consciente de seu papel, que construa uma prática docenteresponsável e comprometida com o aprendizado do aluno.

B) Objetivos:

 Entender a importância da língua, o poder da fala, e o milagre que é a capacidade da linguagem, de interação e comunicação entre seres humanos;
 Compreender o contexto histórico sobre a aquisição da linguagem e os estudos realizados nesse sentido;
 Conhecer as diversas abordagens teóricas: Behaviorismo, Inatismo,Cognitivismo construtivista, Sociointeracionismo. Para assim, poder se posicionar frente a uma das abordagens;
 Conhecer os estágios de desenvolvimento da criança para a aquisição da língua materna;
 Proporcionar que o professor entenda a importância de respeitar a língua adquirida do aluno, e então mostrar ao aluno as diversas possibilidades de uso da língua, em suas mais variadas vertentes;
...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
  • A importância da língua portuguesa na área de administração
  • A importância da língua portuguesa na área de administração
  • A IMPORTÂNCIA DA LINGUA PORTUGUESA NA ÀREA DE ADMINISTRAÇÃO
  • A formação do professor de língua portuguesa: O saber e o saber fazer
  • A Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Literatura como Preparo para a Docência
  • A importância da Língua portuguesa na formação acadêmica e profissional do indivíduo.
  • O professor de Língua Portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!