A importância do gerenciamento dos recursos humanos e gestão de pessoas em uma organização

Páginas: 15 (3531 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS E GESTÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO

Patrícia Mafessoni
Faculdade Municipal de Palhoça

Resumo: Este artigo tem por objetivo ressaltar a importância e o crescimento demasiado dos Recursos Humanos em uma organização, abordando tendências de gestão de pessoas, e a importância de investimentos eficazes em relação ao colaborador que deixa deter somente participação indireta no crescimento da empresa, tornando-se ferramenta base e essencial para mudanças e melhorias no âmbito da instituição como um todo. O papel do gestor que passa a ser um indicador essencial dentro da organização deixando de ser somente o líder que apenas dá ordens e muitas vezes desmotiva os colaboradores, mas sim, alguém que incentiva, aberto para críticas esugestões e mudanças dentro do âmbito organizacional. Ao final são apresentadas algumas diretrizes para gestão de pessoas nas empresas, de forma a dotá-las de instrumentos simplificados, porém eficazes, para o aumento da motivação interna e, conseqüentemente, a melhoria do clima dentro da organização.
Palavras Chaves: Capital Humano, recursos humanos X gestão de pessoas.

1. INTRODUÇÃO: Na década de 90,o renascimento do indivíduo liberal trouxe consigo a multiplicação das críticas à visão de pessoa como recurso. Algumas empresas até mudaram a nomenclatura do departamento de RH para Gestão de Pessoas (GP), mas atende também pelo nome de Talentos Humanos (TH), Gestão de Talentos (GT), Capital Humano (CH) ou Capital Intelectual (CI). A mudança do nome “Recursos Humanos” para “Gestão de Pessoas”,representa muito mais do que uma simples alteração na forma de nomear esta prática. O que ocorreu foi uma transformação nas relações entre empregado/empregador. Hoje, o que se valoriza é uma administração conjunta, onde os colaboradores são parceiros e não apenas recursos empresariais. Com o passar dos anos a área de recursos humanos deixou de ser uma parte da organização que cuida só de folha depagamentos e reclamações, tornando-se a célula estratégica dentro dela. Hoje em dia os funcionários são chamados de colaboradores e os chefes agora são gestores. Aceitam sugestões e reclamações e estão mais interados aos interesses do funcionário. O que ainda diferencia um do outro, é que, o RH se torna mais mecanicista somente analisando o cotidiano do colaborador, enquanto que a Gestão procuraencontrar o funcionário mais adequado para determinada vaga.

1.1 CONCEITOS GERAIS DE RECURSOS HUMANOS E GESTÃO DE PESSOAS
Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho, é afunção administrativa voltada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento, é também o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações, é a funçãona organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
No mundo atual, não basta ter somente talento e capacidade, é preciso que se olhem esses recursos com olhos de colaboradores e não de concorrentes. É necessário que as organizações percebam no colaborador algo incomparável, resgatando o papel do ser humano. É com essa visão que asempresas procuram resgatar o capital humano tendo este como um de seus principais diferenciais. Devido aos avanços tecnológicos das últimas décadas as organizações estão buscando novas técnicas, mais eficazes e eficientes, de fazer a gestão de pessoas, buscando melhorar seu desempenho, alcançarem resultados e atingir as necessidades dos clientes. Pode-se perceber um esforço demasiado das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recursos humanos e gestão de pessoas na organização
  • A importância do desenvolvimento da gestão de recursos humanos na organização
  • Recursos humanos
  • Gestão de Pessoas e Recursos Humanos
  • RECURSOS HUMANOS
  • Recursos humanos gestao de pessoas
  • A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PARA A ORGANIZAÇÃO
  • A importância da gestão de pessoas dentro de uma organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!