A importância do gerenciamento de riscos para o gerenciamento de projetos

Páginas: 19 (4506 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2012
A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS
PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS


Profº FIGUEIREDO




Introdução


Na implementação e gerenciamento de um projeto sempre se está vulnerável aos riscos. Torna-se importante a análise e investigação da importância do gerenciamento de riscos para o gerenciamento de projetos, uma vez que tal gerenciamento possibilita uma maior probabilidadede sucesso, isto é para se atingir ou até mesmo superar as metas e objetivos do projeto.
O tema deste estudo é o gerenciamento de riscos e está delimitado em sua importância para o gerenciamento de projetos. Desse modo, tem-se como pergunta de pesquisa: Qual a importância do gerenciamento de riscos para o gerenciamento de projetos?.
O Objetivo Geral da pesquisa é o de analisar a importância dogerenciamento de riscos para o gerenciamento de projetos. Quanto aos objetivos específicos: Conceituar e compreender o gerenciamento de riscos; Conceituar e compreender o gerenciamento de projetos; Conceituar projetos; Avaliar o gerenciamento de riscos e sua importância para o gerenciamento de projetos; Analisar os modos de minimizar os impactos.
Projeto pode ser definido como “um esforçotemporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” . A finalidade do projeto é alcançar um objetivo, acabando em seguida, ou seja, o projeto termina assim que seus objetivos forem alcançados. “Os projetos são realizados em todos os níveis da organização e podem envolver uma única pessoa ou muitos milhares de pessoas. Sua duração varia de poucas semanas a vários anos” .
Woilere Washington conceituam projeto como sendo: “um conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e eventualmente implantar-se) uma decisão de investimento” .
Segundo Verzuh , todos os projetos possuem duas características principais:
1. Todo projeto tem um começo e um fim. A data de início pode não ser bem definida no momento emque a idéias está se transformando em projeto. O fim, contudo, tem de estar claramente definido para que todos os participantes cheguem a um consenso sobre o que se compreende ser o projeto completo.
2. Todo projeto gera um produto singular. O resultado por ser tangível, como um prédio ou um software, ou pode ser intangível, como novas diretrizes de contratação pessoal.
O gerenciamento deprojetos, por sua vez, é:
a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e da integração dos seguintes processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. O gerente de projetos é a pessoaresponsável pela realização dos objetivos do projeto .
Nesse sentido, gerenciar um projeto inclui:
 Identificação das necessidades
 Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis;
 Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo;
 Adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das diversas partes interessadas .Existe, dentro do gerenciamento de projetos, o termo “restrição tripla”, utilizado para se referir às necessidades conflitantes do projeto, que são escopo, tempo e custo, os quais determinam a sua qualidade. Se houver alguma alteração em um desses fatores, ao menos um outro será afetado. Assim, a qualidade do projeto é garantida quando o resultado ou serviço é entregue dentro do escopo, do prazo edo orçamento estipulados.
Nesse sentido:
O gerenciamento de projetos é um empreendimento integrador. A integração do gerenciamento de projetos exige que cada processo do projeto e do produto seja adequadamente associado e conectado a outros processos para facilitar a sua coordenação. Essas interações entre processos muitas vezes exigem que se façam compensações entre requisitos e objetivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do gerenciamento de riscos
  • Gerenciamento de riscos no projeto
  • Gerenciamento de riscos em projetos
  • Gerenciamento de riscos de projetos
  • Gerenciamento Dos Riscos Do Projeto
  • Gerenciamento dos riscos do projeto
  • Resenha: Gerenciamento de Projetos de Riscos
  • Gerenciamento de Riscos do projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!