A importância do gerenciamento de projetos, segundo o pmbok® guide, no planejamento estratégico e sua implantação organizacional

Páginas: 32 (7776 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO
O presente documento trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso do MBA de Gestão Estratégica de Projetos da Faculdade Michelangelo, realizado no período de outubro a abril de 2009.
Este estudo foi idealizado considerando a necessidade de se implementar as práticas, processos, e técnicas utilizados no Gerenciamento de Projetos, segundo o Guide to the Project Management Body ofKnowledge (PMBOK® Guide), nas etapas do Planejamento Estratégico, com o objetivo de melhor planejar e obter resultados na organização.
A atual realidade preza a informação como sendo o bem de maior valia para as organizações, independentemente do ramo de atuação destas. A informação abre novos horizontes e mercados para que se possam expandir os anseios em busca de maiores lucros e perspectivas equando tratada de forma correta abre oportunidades de negócios e permite uma evolução constante das organizações.
Aliada ao conhecimento, à estratégias e técnicas de condução e resolução de problemas, a informação se torna de grande valia para o alcance das conseqüências positivas das organizações.
A estrutura do trabalho divide-se entre conceitos teóricos de Planejamento Estratégico e Gestão deProjetos, de forma a utilizar a metodologia apresentada para se chegar ao resultado esperado: Evidenciar a importância da utilização das praticas de Gestão de Projetos apresentadas no PMBOK® Guide, combinadas ao processo de planejamento estratégico organizacional.

1.TEMA
A importância do Gerenciamento de Projetos, segundo o modelo do PMBOK® Guide, na fase do planejamento estratégicoorganizacional.
1.1.IMPORTÂNCIA DO TEMA
Na atualidade, as mudanças são constantes e intensas, o crescimento da competitividade, a globalização dos mercados, as variadas exigências e necessidades dos clientes e a diferenciação ampliada dos produtos são exemplos de fatores cruciais para se enfrentar e obter o sucesso.
Desta forma, os gestores devem estar sempre atentos, fazendo com que suas organizaçõesestejam sempre prontas a se adaptar ao mercado em contínua mudança.
O Planejamento Estratégico cumpre exatamente esta função, pois busca manter a flexibilidade de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantém um compromisso com o crescimento organizacional, além de servir de insumo para acompanhamento do desempenho da empresa através da definição de indicadores.
A grande importância deexistir um Planejamento Estratégico é fazer com que os gestores estejam aptos a agir com iniciativa, de forma pró-ativa, contra as ameaças e a favor das oportunidades identificadas nas constantes mudanças que ocorrem no mercado. Agir com antecedência ao problema é a grande questão.
É importante que os gestores tenham pleno conhecimento sobre o planejamento (seus elementos e funções) de suaorganização. Que tenham, em mãos, as estratégias traçadas, e que estas sejam bastante flexíveis, possibilitando a tomada de decisões de forma adequada em um ambiente tão instável como o atual.
Por outro lado, neste ambiente mais complexo, não é mais suficiente gerenciar a empresa como um objeto específico; é preciso gerenciar o negócio da empresa, envolvendo fatores, influências, recursos e variáveisexternas e internas, e isto requer que se elabore o Planejamento Estratégico da empresa.
Ademais, a grande maioria dos problemas de planejamento tem poucas causas e estas são bem compreendidas, cabendo ao final a utilização de metodologia correta para o devido tratamento desses problemas para consecução do Planejamento Estratégico.
Uma das possibilidades de tratamento desses problemas seria autilização do conceito de gerenciamento de projeto adotado e divulgado pelo Project Management Institute (PMI). Alguns problemas ou até mesmo possíveis riscos já possuem soluções mapeadas, testadas e catalogadas, tornando-as possíveis de serem implementadas.
Para tanto, é necessário desenvolver e ter cultura de transparência, onde todos que tenham necessidade de informação possam ter acesso a ela e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ALINHANDO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  • As cinco fases de Gerenciamento de Projetos segundo o PMBOK
  • A importância da gestão de projetos na implementação do planejamento estratégico
  • Gestao de Projetos segundo o PMBOK
  • gerenciamento de projeto, PMI e PMBOK
  • PMBOK e gerenciamento de projetos
  • Gerenciamento de projetos-guia pmbok
  • Inicia o ao PMBOK no Gerenciamento de Projetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!