A importância do exame médico na educação física gerontológica

Páginas: 13 (3215 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
TEMA:
A IMPORTÂNCIA DO EXAME MÉDICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA GERONTOLOGICA

Pós-Graduanda: Maria Aparecida Araújo Gandra

a) RESUMO

O presente trabalho visa realizar um estudo sobre a importância do exame Médico em Educação Física Gerontologica para envolvidos, construída e praticada no PIFPS-U3IA UFAM, partindo das pastas individuais onde encontramos atestados anuais dos acadêmicos da 3ªIdade Adulta. Para aprofundar mais o estudo serão selecionados acadêmicos da 3ª Idade Adulta que entregam no prazo e os que se esquivam dos prazos em 2010. A amostra será de 120 sujeitos divididos em: 60 acadêmicos da turma Ie II no prazo e 60 acadêmicos da turma I e II fora do prazo, sendo os entrevistados de ambos os sexos. O PIFPS-U3IA realiza desde 1993 o exame médico, primeiramente semestral ehoje em dia anualmente. O exame médico é o documento emitido pelo especialista em medicina, que declara a aptidão ou não de seu portador para atividades físicas, como é o caso do PIFPS-U3IA. Quando trabalhamos com atividades física este é um dos primeiros procedimentos, para então iniciar as atividades. PIFPS-U3IA tem modelo de exame médico preconizado no livro Educaçào Física Gerontológica (PugaBarbosa, 2000) como temos visto há necessidade de avaliar este processo.

b) JUSTIFICATIVA

O presente estudo é motivado pela máxima importância que existe no exame médico no início de atividade física sistemática.
Todos os estudos apontam para o comprimento da exigência do atestado médico como uma segurança para o profissional que irá desenvolver a atividade física, sejam escolas, academiasou clubes.
Considerando nossa clientela o geronte na meia idade e idoso, o atestado médico assume importância maior, haja vista, que é possível já estarem instaladas doenças crônicas degenerativas, as quais deveriam ser diagnosticadas pelo exame médico, fornecendo então elementos contundentes ao planejamento e ação pedagógicas da E.F.G.
Na região norte podemos informar que não se tem aindaregistro científico sobre este contendo, apenas a ação do PIFPS-U3IA nesta direção de exigir este documento a seus participantes. Este item está baseado numa pesquisa a bases de dados.
A formação de Técnica de Enfermagem e Gestora em Gerontologia Social nos faz lidar diariamente com acadêmicos da 3ª idade adulta no consultório do posto médico da FEFF-UFAM e no PIFPS-U3IA. Entre outros tipos deatendimento recebemos atestados médicos dos referidos acadêmicos, o que nos despertou a curiosidade de saber se todos cumprem a determinação de trazer seu exame médico, e se há aqueles que atrasam e por que fazem isto, ou seja, será que não compreendem a importância do exame médico

c) INTRODUÇÃO


Desde há muito tempo que se fala nos benefícios que atividade física proporciona as pessoas que apraticam. No entanto, somente a partir dos anos 90 é que a medicina reconheceu, formalmente, o fato de a atividade física ser vital para saúde do corpo. Comprovadamente o primeiro reconhecimento da medicina moderna ocorreu em julho de 1992, quando a American Heart Association declarou que inatividade física colocava as pessoas sob um maior risco de doenças junto com o tabagismo.
Atualmente sabe-seque atividade física influencia de maneira positiva a saúde física e psicossocial, uma vez que o corpo humano foi feito para o exercício. Ela é importante em todos os estágios da vida, desde a infância até as idades mais avançadas. A prática regular de exercícios físicos, desde que obedecendo a determinados princípios, produz uma série de adaptações morfofuncionais no organismo.
Okuma (1998)coloca que os benefícios da atividade física são evidentes igualmente para o domínio das capacidades cognitivas e psicossociais. Reconhece-se sua forte relação com o bem-estar psicológico, comumente indicado por sentimentos de satisfação, felicidade e envolvimento. Sabe-se também que pessoas que estão seguras de que dispõem das competências necessárias para um adequado funcionamento intelectual,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da educação física escolar
  • A importancia da educação fisica
  • Importancia da educação fisica
  • A importância do estagiário de educação física
  • A importancia da educação fisica nas escolas
  • Importância da educação fisica
  • A importância da Educação Física
  • A importancia da Educação fisica nas escolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!