A IMPORTÂNCIA DO ERP NA GESTÃO

10664 palavras 43 páginas
A IMPORTÂNCIA DO ERP NA GESTÃO
EMPRESARIAL

Resumo
Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades e buscar uma maior vantagem competitiva no mercado. Em vista deste objetivo, muitas empresas estão adotando os chamados pacotes ERPs, que são capazes de propiciar a uma organização maior confiabilidade dos dados, que serão monitorados em tempo real, e a diminuição do re-trabalho. Isto só será atingido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa interaja, fazendo com que as informações trafeguem pelos módulos em tempo real.
Em meados da década de 90, a implantação dos sistemas integrados de gestão empresarial
(Enterprise Resource Planning – ERP) aparece como um dos principais focos de investimento relacionados à utilização de tecnologia de informação nas empresas, devido à sua potencialidade e à sua natureza integradora, aumentando o número de implantações destes sistemas nas organizações que, buscam através dele obter vantagens competitivas por meio de redução de custos e diferenciação de produtos. A implantação desses sistemas revelou ser mais do que um projeto de tecnologia, envolvendo mudanças estruturais e comportamentais, tornando-se um processo complexo e de alto risco para as organizações. Nesse trabalho especializado sobre ERP, mostraremos algumas das dificuldades encontradas em sua implementação e os benefícios que ele pode trazer para uma organização.
O presente trabalho descreve, primeiramente, explicações básicas do que é um projeto e suas características, assim como o seu ciclo de vida, o que são os sistemas de informação, características e benefícios dos ERPs e os fatores que podem causar o sucesso ou fracasso de sua implantação em uma organização. Em seguida, é analisado um estudo de caso

Relacionados

  • O papel da tecnologia da informação no contexto da gestão
    12676 palavras | 51 páginas
  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas
  • Apostila itil v3
    48778 palavras | 196 páginas