A importância do enfermeiro e com atribuição do enfermeiro na recuperação do paciente

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
LILIANE BARBOSA OLIVEIRA




A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO E COM ATRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NA RECUPERAÇÃO DO PACIENTE















ITABERBA
2013



LILIANE BARBOSA OLIVEIRA




A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO E COM ATRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NA RECUPERAÇÃO DO PACIENTE




Trabalho solicitado pela orientadora Zuleide,
da disciplina port.instrumental com objetivo demostrar a
importância da enfermeiro e com atribuição
do enfermeiro na recuperação do paciente.





ITABERABA
2013

Resumo

A enfermagem tem grande importância nas clinicas nos hospitais para a evolução da humanidade.
Essa profissão tem sido considerada a mais antiga e a mais jovem das profissões. É a arte e a ciência do cuidar, necessária a todos os povos e atodas as nações, imprescindível em época de paz ou em época de guerra e indispensável à preservação da saúde e da vida dos seres humanos em todos os níveis, classe ou condições sociais.

















INTRODUÇÂO

Nos hospitais, os médicos fazem as visitas, passam orientações e zelam pela saúde dos pacientes, mas depois que vai embora, o enfermo fica sobre cuidados do grupo deenfermagem.
Dá para perceber a importância desses profissionais no dia-a-dia no hospital. É o enfermeiro que relaciona com o paciente, conhece suas individualidades e as de seus familiares. Embora imprescindíveis nos cuidados com a saúde e recuperação de enfermos, esses profissionais são poucos reconhecidos pela sociedade, que só se lembra deles quando estão em algum leito de hospital ou quando temalguma pessoa da família sobre os cuidados do enfermeiro.
Por meio dos conhecimentos apresentados pelos enfermeiros, o estudo busc demonstrar que a sua contribuição é significativa, desenvolvendo assim, os seus conhecimentos técnico-científicos, em conjunto com as equipes de multiprofissionais que realizam a missão de salvar vidas em casos graves, que requer todo o cuidado e conhecimento em prolda vida dos pacientes.




















Desenvolvimento


Pode-se imaginar, hoje, uma organização hospitalar saudável sem a presença marcante da equipe de Enfermagem? A enfermagem tem se destacado como a “ciência do cuidar”, tendo como principal objetivo restaurar a saúde do paciente e realizar assistência integral quando a doença não responde ao tratamento curativo. Éuma das poucas profissões na área da Saúde que mescla o humano com o científico, cuidando do paciente quando enfermo, na prevenção de doenças e na produção de pesquisas preventivas. Seu foco de atuação no ambiente hospitalar é garantir a melhora da qualidade de vida, tanto para o paciente, como para seus familiares, que têm a enfermagem como elemento de referência, uma vez que é sempre a ela querecorrem.
No Brasil, temos atualmente um sistema de enfermagem que comporta três níveis profissionais com funções muito específicas no atendimento ao paciente: o Enfermeiro (nível superior), o Técnico de Enfermagem (nível médio) e o Auxiliar de Enfermagem (nível fundamental).
O profissional enfermeiro é responsável por:
- Coordenar, planejar e supervisionar a assistência prestada pela equipe, pormeio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE);
- Atuar nas áreas assistencial, administrativa, gerencial e, opcionalmente, educacional (exercendo a função de professor e mestre);
- Monitorar a evolução do paciente, para certificar-se de que seus cuidados foram efetivos;
- Realizar Educação em Saúde, por meio de orientação do paciente e/ou familiar, com o intuito de estabelecersegurança para garantir a continuidade dos cuidados no ambiente domiciliar;
- Trabalhar de forma integrada com a equipe multidisciplinar;
- Conduzir todo e qualquer parto normal (desde que não haja doença associada à gravidez, como hipertensão, diabetes ou cardiopatias). Pode examinar a gestante, verificando contrações, dilatações ou encaminhando-a aos cuidados. No período pós-parto, realiza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância do Enfermeiro na Qualidade da Assistência Prestada ao Paciente Terminal
  • A Importância do Enfermeiro na Qualidade da Assistência Prestada ao Paciente Terminal
  • A importância do enfermeiro na qualidade da assistência do paciente colostomizado
  • A importancia do Enfermeiro
  • Atribuição do profissional Enfermeiro no preenchimento dos dados de identificação do paciente no atestado de...
  • O enfermeiro e o paciente idoso
  • Interação enfermeiro- paciente
  • Gestos do enfermeiro com pacientes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!