A importância do enfermeiro na qualidade da assistência do paciente colostomizado

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO campus Goiânia
A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DO PACIENTE COLOSTOMIZADO

Leane Christina Barbosa – leanechristina@hotmail.com
Universidade Salgado de Oliveira – Goiânia
Selma Rodrigues Alves Montefusco - sramontefusco@hotmail.com
Universidade Salgado de Oliveira – Goiânia

Resumo

A colostomia é um procedimento quealtera a qualidade de vida do paciente, pois após a cirurgia surge uma nova realidade envolvendo o emocional, psicológico além das alterações físicas. Este estudo objetiva analisar intervenções de Enfermagem no atendimento pré e pós-operatório de Colostomias através da revisão integrativa da literatura. Busca realizada em bancos de dados de acesso livre, artigos publicados em português nas bases dedados da biblioteca virtual de saúde (BVS) de 2000 a 2011 utilizando como descritores: Colostomia, Estomia e Enfermagem. Após a análise dos dados foi evidenciado que a literatura traz um maior destaque para as intervenções de enfermagem que devem ser realizadas diante dos pacientes colostomizados e pouco apresentam o que realmente tem sido feito na prática clínica. A intervenção mais evidente nosestudos foi à orientação do autocuidado que implica na prevenção de possíveis complicações; o paciente que recebe estas orientações tem maior aceitação e consegue até mesmo levar uma vida normal. As outras intervenções incluem o apoio da família, socialização, consulta de enfermagem e exame físico, apoio emocional, dieta adequada. Acreditamos que todas as intervenções apresentadas neste estudopodem contribuir para um atendimento de enfermagem de qualidade frente aos pacientes colostomizados.

Palavras-chaves: Colostomia, Cuidados de Enfermagem e Qualidade de vida.

Introdução

A estomia é uma abertura de um orifício para exteriorizar vísceras ocas no corpo, neste caso o intestino a fim de desviar o trânsito intestinal para o meio externo, através do abdome para eliminações dedejetos, secreções, fezes e/ ou urina. Este procedimento normalmente é feito quando ocorrem patologias do sistema gastrintestinal como as doenças inflamatórias, traumatismos colo-retais, anomalias congênitas e hoje principalmente tumores colo-retais (CASCAIS; MARTINI; ALMEIDA, 2007).
Pode ser temporária, quando visa o fechamento em um curto espaço de tempo ou definitiva, na impossibilidadede restabelecer o trânsito intestinal, nestes pacientes o apoio deve ser contínuo por se tratar de um problema crônico que implica mudanças na qualidade de vida, tendo que adaptar-se a uma nova realidade que desenvolvem diferentes reações emocionais e psicológicas (OLIVEIRA et al 2010; SOUZA; MATOS, 2010).
A assistência de enfermagem deve visar maior aproximação do profissional com oportador de colostomia, identificando suas reais necessidades, conhecendo e compreendendo seus sentimentos e emoções de forma a promover sua reabilitação e manter uma qualidade de vida satisfatória.
Ao oferecer um atendimento de qualidade as chances de complicações reduzem, pois a partir do momento que é ensinado a higienização e a troca da bolsa coletora, as chances de adquirir uma infecçãoreduz, da mesma forma que diminui os problemas emocionas se o mesmo tiver recebido apoio emocional do enfermeiro.
Assim nos questionamos que intervenções os enfermeiros têm feito junto aos colostomizados, uma vez que, se esta assistência for deficiente a recuperação deste paciente será prejudicada.
Diante do exposto, objetivamos a analisar as intervenções de enfermagem no atendimento prée pós-operatório de colostomias.


Metodologia


Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. Realizado busca em bancos de dados de acesso livre (BVS), artigos publicados em português de 2000 a 2011. A coleta se deu utilizando como descritores: Colostomia, Estomia e Enfermagem. Foi realizada leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa para a escolha do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância do Enfermeiro na Qualidade da Assistência Prestada ao Paciente Terminal
  • A Importância do Enfermeiro na Qualidade da Assistência Prestada ao Paciente Terminal
  • Assistencia d enfermagem ao paciente colostomizado
  • ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO DA ESF AO PACIENTE PORTADOR DE HANSENÍASE: Importância da Consulta de Enfermage
  • O enfermeiro na assistência ao cuidado do paciente queimado
  • A importância do enfermeiro e com atribuição do enfermeiro na recuperação do paciente
  • A IMPORTANCIA DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM COM PACIENTE DHEG
  • Projeto de a diversidade do profissional enfermeiro na assistência ao paciente diabético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!