A importância do design e projeto luminotécnico

Páginas: 22 (5367 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
A Importância do Design e Projeto Luminotécnico em Lojas de Roupas Femininas

Iluminação e Design de Interiores Instituição de Pós Graduação - IPOG


Resumo

Este artigo demonstra de forma bibliográfica a iluminação em lojas, procurando elaborar um novo conceito de loja, onde o proprietário se preocupe em realizar um projeto com um profissional, visando a melhoria na sensação de conforto dosseus cliente. O objetivo principal foi mostrar a importância do uso adequado da iluminação nos diversos espaços de uma loja e a importância da contratação de um design de iluminação. O tema foi abordado, pois sabe-se que muitas empresas ainda tem um paradigma para a contratação de profissionais especializados e que existe uma dificuldade de entendimento do proprietário, pois ele muitas vezes não estácapacitado para projetar a iluminação.

Palavras-chave: Iluminação, design de iluminação; loja.





1. Introdução

A iluminação é o instrumento que oferece a ambientação de uma loja. De acordo com Gatai (2012) divulga a área promocional e complementa a valorização do produto. Ela contribui para tornar a loja confortável, convidativa e agradável.
Um projeto luminotécnico define o tipo e aquantidade de luminárias necessárias para a loja, cores a serem utilizadas, sendo que os acabamentos e os materiais utilizados nos revestimentos são considerados itens exclusivos do design e que, se bem iluminados, proporcionam a uniformidade desejável na loja. Sabe-se também que o projeto tem a finalidade de mostrar a importância do uso adequado da iluminação nos diversos espaços, e mostrar aimportância da contratação de um design de iluminação.
Para Rodrigues (2002), a iluminação natural é a principal fonte de iluminação da Arquitura e por isso indispensável em nossas vidas e por isso é considerada como matural e familiar, fazendo com que as pessoas ignorem a necessidade de conhecê-la e comprendê-la. Porém a iluminação natural tem um elevado potencial de economia e energia, como fonte de luzpara ambientes internos, além de beneficios que podem ser considerados insubstituíveis como: melhoria no conforto com minimização de energia, bem estar com aumento da produtividade e ótima reprodução das cores naturais.

a luz natural proporciona ao ambiente uma variabilidade que depende do percurso do sol, bem como uma qualidade visual mais agradável e apreciada comparado àiluminação artificial. A relação do usuário com um ambiente iluminado naturalmente é, sem dúvidas, mais estimulante e prazeroso que aquele iluminado artificialmente. Estudos já demonstraram que o ser humano e seu relógio biológico reagem favoravelmente aos estímulos naturais que recebem da luz do dia, proporcionando melhor adequabilidade as atividades diárias e boa sensação de bem estar. (BARNABÉ,2007:05)

Bonilla (2000) afirma que após a invenção da lâmpada elétrica, a iluminação artificial se tornou cada vez mais inseparável da edificação, pois é possível edifícios de grande área construída, onde a luz natural não consegue vencer a profundidade em planta para iluminar alguns ambientes interiores.

Sempre visando o conforto visual e o exercícios das atividades relacionadas ao ambiente, foramdesenvolvidos métodos para o melhor aproveitamento da luz solar e o melhor rendimento da luz artificial.
Pode-se afirmar que a iluminação é um dos principais fatores para o sucesso de uma instalação comercial. Em qualquer empreendimento a iluminação vai determinar o ambiente, os destaques, as cores e os pontos de maior interesse. A comercialização de produtos voltados para o público femininoexige sensibilidade, criatividade e muita informação. Este segmento é extremamente dinâmico e diversificado, pois lida diretamente com as variações nas tendências da moda, que ocorrem a cada estação.
De acordo com Bonella (2012), para aumentar a eficiência energética e a qualidade dos ambientes em uma edificação, deve-se pensar na complementaridade entre a luz natural e artificial. O projetista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Luminotécnico
  • Projeto Luminotécnico
  • Projeto luminotécnico
  • projeto luminotécnico
  • Projeto Luminotécnico
  • Projeto Luminotécnico
  • projeto luminotecnico
  • Projeto luminotecnico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!