A importância do brincar

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
CONCLUSÃO


A brincadeira é muito importante no desenvolvimento da criança, é um processo que está em constante evolução e depende da estimulação do meio social para desenvolver a linguagemoral, pois necessitam de oportunidades para verbalizar, discutir e colocar em questão aquilo que experimentam.
Brincando a criança adquiri capacidades importantes como a concentração, memória,imitação, atenção e imaginação. Adquirem noções espaciais, produzem sons e desenvolvem o cérebro sobre as funções de falar, andar e manusear objetos, um bom exemplo é a brincadeira do “faz de conta” quepromove o desenvolvimento cognitivo, lingüístico e social.
E é no brincar que elas também expressam o que teriam dificuldade de realizar através da fala.
De acordo com Piaget a criança apresentacaracterísticas para cada fase do seu desenvolvimento, até os dois anos ocorrem os chamados jogos de exercício aonde vão adquirindo autonomia preferindo brincar no chão e desenvolvendo a motricidade,demonstram alegria nas tentativas de imitação, vão descobrindo seu corpo através dos sentidos e exploram objetos através da manipulação.
Dos dois aos seis anos é a fase onde a simbologia surge, comopor exemplo, o “faz de conta”, as histórias, os fantoches, etc.
A partir dos sete anos jogos com regras, estratégias e tomadas de decisões são importantes para socializar, a criança aprende aseguir regras, descobrem o mundo a sua volta percebendo que não são os únicos sujeitos dispostos a alcançar seus objetivos, desenvolvem a capacidade de pensar e refletir sobre as suas ações.Portanto, o brincar estimula não só o desenvolvimento da linguagem, como também a interação, a relação, o contato e a troca de experiência com outras crianças e é a forma mais completa de se comunicar consigomesma e com o mundo.
O educando deve estimular a oralidade através de atividades com música, cantigas de roda, brincadeiras com fantoches, jogos, brincadeiras de “faz de conta”, em fim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do brincar
  • A importância do brincar
  • Importancia do brincar
  • a importância do brincar
  • A Importancia do Brincar
  • IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • A importância do brincar
  • a importancia do brincar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!