A importância do brincar

Páginas: 6 (1310 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
FACULDADE DE AGUDOS – FAAG







ADRIANA APARECIDA JORGINO
FRANCINE DE CASSIA PEREIRA












A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

















Agudos – SP
2011

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Atualmente é possível verificar a ênfase dada ao brincar como ferramenta enriquecedora que contribui para o desenvolvimento das capacidades física, cognitiva, social eemocional da criança.
Compreendendo a infância como fase de vivência do lúdico, enfatiza-se sua importância pelo fato de que é também na infância que se inaugura o processo de socialização do indivíduo; processo este que se utiliza especialmente do lúdico para garantir sua efetivação.
Segundo Kishimoto (2006) os estudos partem do pressuposto de que a socialização infantil precisa ser compreendidacomo social e coletiva, onde a criança entra no sistema social e ao interagir e negociar com os outros estabelece compreensões que se tornam conhecimento social que constrói continuamente.
Sobre a concepção do brincar Friedmann (2006), aponta que:

O brincar traz de volta a alma da nossa criança: no ato de brincar, o ser humano se mostra na sua essência, sem sabê-lo de forma inconsciente. Obrincante troca, socializa, coopera e compete, ganha e perde. Emociona-se, grita, chora, ri, perde a paciência, fica ansioso, aliviado. Erra, acerta. Põe em jogo seu corpo inteiro: suas habilidades motoras e de movimento vêem-se desafiadas. No brincar, o ser humano imita, medita, sonha, imagina. Seus desejos e seus medos transformam-se, naquele segundo, em realidade. O brincar descortina um mundopossível e imaginário para os brincantes. O brincar convida a ser eu mesmo (FRIEDMANN, 2006, p.40).


Diante deste contexto, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998) relata que:

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e maistarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (BRASIL, 1998, p. 22).Portanto, utilizar-se de atividades lúdicas, ajuda as crianças a expressarem seus conflitos internos, o que torna sua relação com o outro mais fácil. Diante disto, nas pesquisas de Pinto e Lima, verificou-se que:

A brincadeira e o jogo são as melhores maneiras de a criança comunicar-se sendo um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças.
É através das atividades lúdicasque a criança pode conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior. Ela irá aos poucos se conhecendo melhor e aceitando a existência dos outros, estabelecendo suas relações sociais (PINTO, LIMA, 2003, p.5).


Brincando a criança desenvolve sua criatividade, integra-se no mundo e aprende a viver. Sua sociabilidade se desenvolve, ela faz amigos, aprende acompartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos.
O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará companheiros para as brincadeiras paralelas. A partir daí, desenvolverá o seuconceito de grupo e descobrirá os prazeres e as frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.
Em cada fase do seu desenvolvimento, a criança prepara-se para ser um adulto bem integrado socialmente. Brincar, além de proporcionar prazer, acalma e ensina como partilhar, tolerar, compreender e se comportar diante de outros seres humanos; Através das brincadeiras e jogos, a criança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do brincar
  • A importância do brincar
  • Importancia do brincar
  • a importância do brincar
  • A Importancia do Brincar
  • IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • A importância do brincar
  • a importancia do brincar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!