A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil

Páginas: 13 (3129 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil



Lincon Manoel Severo Luna Santos




Resumo: O presente artigo abordará as diversas brincadeiras no desenvolvimento infantil, tendo como fonte as observações realizadas com crianças de 4 e 5 e 8 a 11 anos de idade. As observações foram através de registros categorizados e cursivos. Abordaremos que ascrianças nas respectivas brincadeiras passam por processos de socialização, obtém coordenação motora, alcançam um desenvolvimento cognitivo, etc. Analisaremos os respectivos gráficos que mostram as brincadeiras dos meninos, meninas e mistas (realizadas entre meninos e meninas). Nos gráficos constarão as brincadeiras que ocorreram durante as observações. Foram feitas através de registros contínuoscategorizados. Relatamos que nas observações contidas no gráfico não aparecerão algumas brincadeiras das crianças. As crianças de 4 e 5 anos respectivamente brincam mais do que as de 8 e 11 anos de idade. O desenvolvimento da criança é fundamental quando esta pratica alguma atividade física. Pois isto ajudará em amplas necessidades cotidianas.
Palavras-Chave: Criança, Coordenação Motora,Desenvolvimento Infantil, Brincadeira, Socialização Infantil.





INTRODUÇÃO
Nos seus estudos a psicologia tem adotado cada vez mais uma visão geral do organismo e mente. Tem-se ocupado com a formalização, socialização e caracterização com o ambiente e suas situações. Em enfoque nossa aprendizagem, que ocorre por meio de nossos sentidos e como percebemos o que está a nossa volta, ocorreassim nosso desenvolvimento, que construirá nossa cognição. Quando crianças começamos esse nosso amadurecimento, Segundo Piaget passamos pelos estágios sensório-motor , pré-operatório, operatório concreto e operacional formal, adaptando, construindo esquemas e organizando-os.
Os psicólogos tentam integrar os jogos e brincadeiras decorrentes destas fases como ferramenta para o estudo infantil,atuando por meio da observação e interpretação da atividade lúdica. Por meio do brincar a criança descobre seu espaço e o espaço dos outros. Assim, a criança está livre para criar, através da criatividade descobrirá varias maneiras de interpretar o mundo, de vivenciar a realidade e a fantasia em suas brincadeiras, elas têm na brincadeira a forma de se expressar, interagir com melhor aproveitamentode seus sentidos
“A brincadeira e o jogo para criança não são apenas um passatempo ou uma simples diversão, mas, um momento sério, pois está aprendendo o que ninguém pode lhe ensinar descobrindo o mundo e as pessoas” ( Tavares, 2010, p. 17). Como busca também pelo prazer, as brincadeiras e os jogos proporcionam para a criança condições saudáveis para seu desenvolvimento biopsicossocial. Assim opresente artigo integra a pesquisa mostrando a variação e interação das características citadas ao inicio, sendo essa formalização, socialização e caracterização em todas as formas na infância, mostrando seu papel e desempenho, que continuará acontecendo durante toda a fase adulta.



Processo de socialização: A influencia da família, escola e mídia no desenvolvimento Infantil
Asocialização se da por meio da integração de fatores de ensino e a capacidade de cada individuo ligar estes fatores em seguimentos da sua vida cotidiana. Para SETTON (2002) Tendo como base a família, onde primeiro desde criança aprendemos todo um conjunto de valores a serem interpretados e seguidos por nós, valores que influenciam na nossa interpretação das informações recebidas por outras instituiçõesatravés das nossas experiências. Assume-se então uma base de dinamismo, através da família que influenciará o individuo em suas escolhas por meio da caracterização do individuo e suas relações indenitárias, a família deixa um legado de seguimentos, um estilo de vida, religião, cultural, um nome, pesará sobre ele uma moral de seguimentos que de acordo com suas experiência serão tidas como validos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil
  • A importância do brincar no desenvolvimento infantil
  • A importância do brincar no desenvolvimento infantil
  • A importancia do Brincar no desenvolvimento infantil
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DO CIDADÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importância do brincar no desenvolvimento infantil
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A Importância do Brincar na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!