a importância do ato de ler

Páginas: 5 (1161 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
Credenciais do autor
Na adolescência Paulo Freire começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Com a esposa, tem teve cinco filhos e começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em Recife.Resumo da obra
A obra relata a importância do ato de ler de Paulo Freire, na qual através da leitura nós conseguimos desenvolver criticamente, a nossa visão diante darealidade do mundo. Aborda ainda, as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos desenvolvida em São Tomé e Príncipe, e mostra a influência da leitura no processo de alfabetização. O livro é dividido em três artigosque se completam ao decorrer das paginas, é importante ressaltar a visão do autor sobre um alertaem questão a sociedade, na qual ele destaca que é preciso que a população se mobilize para a reconstrução do país, a começar pela reconstrução do povo como cidadãos críticos e que sejam capazes de emitir suas próprias opiniões por meio de uma consciência critica.
Capítulo 1- a importância do ato deler
“o chão foi o meu quadro-negro; gravetos, o meu giz” (Paulo Freire, 1921-1997, p.24)
Paulo Freire coloca a importância de “ler o mundo” que inicialmente seria uma leitura pessoal de seu mundo imediato baseada no mundo da sua infância, na sua casa, no seu quintal aonde escrevera no chão do mesmo que era seu caderno suas primeiras palavras.(Paulo Freire, 1921-1997, p.24)
Parecer:
Noprimeiro artigo o autor coloca que desde a infância até a fase adulta, adquirimos conhecimentos advindos da nossa experiência de mundo. Na qual é colocado também dentro deste contexto à importância do ato de ler, pois, a leitura é essencial para se constituir uma compreensão critica sobre a importância de ler. Esta, no entanto, não se resume simplesmente na decodificação de uma palavra escrita, mas nosentido de entender um todo, onde cada indivíduo capta o que está escrito conforme o seu nível de conhecimento e convivência cultural.

Capítulo 2- alfabetizaçaõ de adultos e bibliotecas populares-uma introdução
“Do ponto de vista critico, é tão impossível negar a natureza politica do processo educativo quanto negar o caráter educativo do ato politico”. (Paulo Freire, 1921-1997, p.34)
Penso quesaber ler e escrever é só o inicio do processo, mas não o processo inteiro. (Paulo Freire, 1921-1997, p.36)
Parecer:
No segundo artigo o autor falar de alfabetização de adultos e de bibliotecas populares, na qual ele afirma que é impossível negar a natureza política do processo educativo, tanto quanto negar o caráter educativo do ato político, tendo assim relação entre si. Isso acontece porqueeducar é um ato político, que cria vínculos e compromissos com o futuro, de maneira a contribuir como seres humanos, que vivem e realizam suas atividades em sociedade, sendo sujeito de sua própria historia e do seu processo de aprendizagem.

Capítulo 3- o povo diz a sua palavra ou a alfabetização em São Tomé e Príncipe
“E por isso que penso e re-penso o processo de alfabetização como quem estásempre diante de uma novidade, mesmo que, nem toda vez, tenha novidades sobre que falar”. (Paulo Freire, 1921-1997, p.49)
Para uma reflexão nos reportemos ao dizer de freire, que afirma pobre do povo que aceita passivamente, sem o mais mínimo sinal de inquietação, á noticia segundo a qual, em defesa de seus interesses.
Parecer:
No terceiro e ultimo artigo da obra Freire relata a suaparticipação no plano de educação mais precisamente de alfabetização em São Tomé e Prince. O autor começa falando da sua satisfação e do seu empenho incansável pela questão da alfabetização e que sempre estará motivado por mais que já tenha falado desse assunto, pois para o mesmo não existe assunto encerrado. É preciso que o governo em questão seja um governo popular e que o papel do assessor não seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do ato de ler
  • A importância do ato de ler
  • a importancia do ato de ler
  • A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
  • A importancia do ato de ler
  • a importancia do ato de ler
  • A importância do ato de ler
  • A importancia do ato de ler

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!