A importância do ato de ler FREIRE, Paulo

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014
FREIRE, Paulo, 1921 - A importância do ato de ler: em três artigos que se completam, 23º Ed - São Paulo: autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4):
Paulo Régis Neves Freire, nasceu em 19/09/1921 na cidade do Recife. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Lecionou no Colégio Oswaldo Cruz em Recife. No ano de1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro. No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Durante a prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, exerceu o cargo desecretário municipal da Educação. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África. Morreu na cidade de São Paulo, de infarto, em 02/05/1997.
Em sua obra “A importância do ato de ler”, Paulo Freire aborda de modo critico a alfabetização de adultos relacionada as bibliotecas populares. Em um de seus artigos o autorexpões sua experiência com a alfabetização de adultos em São Tomé e Príncipe.
Freire de forma única e detalhada relata aspectos de sua infância e de como ele chegou ao processo de alfabetização. Ele Ressalta que a leitura do mundo é anterior a leitura da palavra e que ambas estão interligadas, ou seja, uma complementa a outra e que todos trazem consigo sua experiência de vida para compor esta leitura,mesmo a criança tem suas imaginações e suas afeições que também vai ajudar na composição dessa leitura.
Também enfatiza que o gosto pela leitura se desenvolve na medida em que os conteúdos sejam de acordo com o interesse do leitor e também a necessidade de se desenvolver uma pratica de leitura crítica que vai muito além de apenas entender o que está escrito, que nos promove uma opinião sobretal assunto tratado.
Freire cita a Biblioteca Popular como fator crucial na alfabetização de adultos, esta funcionaria de modo com que proporcionasse uma aproximação do público mais carente dos livros, assim, a Biblioteca Popular serviria como uma ferramenta de suma importância para o crescimento de conhecimento tanto do educando quanto do educador.
“A biblioteca popular como centro cultural enão como um depósito silencioso de livros, é vista como um fator fundamental para o aperfeiçoamento e a intensificação de uma forma correta de ler o texto em relação com o contexto” (FREIRE, p.38).
A alfabetização de adultos e pós-alfabetização implicam esforços no sentido de uma correta compreensão do que é a palavra escrita, a linguagem, as relações com o contexto de quem fala, de quem lê eescreve, compressão, portanto da relação entre “leitura” do mundo e leitura da palavra. Daí a necessidade que tem uma de biblioteca popular, buscando o adentramento crítico no texto, procurando aprender a sua significação mais profunda, propondo aos leitores uma experiência estética, de que a linguagem popular é inteiramente rica. A forma com que atua uma biblioteca popular, a constituição do seuacervo, as atividades que podem ser desenvolvidas no seu interior, tudo isso tem que ser como uma certa política cultural. Se antes raramente os grupos populares eram estimulados a escrever seus textos, agora é fundamental fazê-lo, desde o começo da alfabetização para que, na pós-alfabetização, se vá tentando a formação do que poderá vir a ser uma pequena biblioteca popular com a inclusão de páginasescritas pelos próprios educandos.
No artigo “O povo diz sua palavra ou a alfabetização em São Tomé e Príncipe”, Paulo Freire fala da alfabetização de adultos no contexto da República Democrática de São Tomé e Príncipe.
“É exatamente este aspecto importante – o da dinâmica entre a leitura da palavra e a “leitura da realidade” -, em que nos encontramos coincidentes o governo de São Tomé e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância do Ato de Ler
  • Importância do ato de ler”– paulo freire
  • paulo freire a importância do ato de ler
  • RESENHA Paulo Freire A Importancia Do Ato De Ler
  • Resumo: A IMPORTANCIA DO ATO DE LER – Paulo Freire
  • Resumo: A importância do ato de ler: De Paulo Freire.
  • Resenha A importancia do ato de ler Paulo Freire
  • Resenha do livro a importancia do ato de ler- paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!