A importância de sistemas de informação para a competitividade logística

Páginas: 6 (1315 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
Nome: Bruno Maia de Souza
Curso: Técnico em Informática | 1º ano







Trabalho Sobre: A Importância de Sistemas de Informação para a Competitividade Logística



Importância de informações

Atualmente, três razões justificam a importância de informações precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes:
Os clientes percebem que informações sobre status do pedido,disponibilidade de produtos, programação de entrega e faturas são elementos necessários do serviço total ao cliente.
A informação pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos ao longo de toda a Cadeia. Em especial, o planejamento de necessidades que utiliza as informações mais recentes, pode reduzir o estoque, minimizando as incertezas em torno da demanda.
A informaçãoaumenta a flexibilidade permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica.

Sistema de Apoio às Transações (Transacionais)

São a base para as operações logísticas e fonte de dados para atividades de planejamento e coordenação. Através de um sistema transacional, informações logísticas são geradas ecompartilhadas com outras áreas da empresa, tais como Marketing e Finanças.
Um sistema transacional é caracterizado por regras formalizadas, comunicações interfuncionais, grande volume de transações e foco operacional. A combinação de processos estruturados e grande volume de transações aumenta a ênfase na eficiência desses Sistemas.
A partir deles, ocorre o principal processo transacional logístico: ociclo do pedido, que abrange: entrada de pedidos, verificação de crédito, alocação de estoque, emissão de notas, expedição, transporte e chegada do produto ao cliente.
A falta de integração entre operações logísticas é um problema comum em Sistemas Transacionais, se eles não fazem parte de um Sistema de Gestão Integrada (ERP). Isto pode ocorrer basicamente em três instâncias:
Entre atividadeslogísticas executadas dentro da empresa;
Entre instalações da empresa;
Entre a empresa e outros membros da Cadeia de Suprimentos, inclusive prestadores de serviços logísticos.

Sistema de Apoio ao Controle Gerencial (SIG)

Este nível permite que se utilize as informações disponíveis no Sistema Transacional para o gerenciamento das atividades logísticas. A mensuração de desempenho incluiindicadores financeiros, de produtividade, de qualidade e de serviço ao cliente.
De maneira geral, existe grande carência de indicadores / relatórios de desempenho nas empresas brasileiras. Entre os principais fatores que contribuem para isso estão a ausência de um sistema transacional que possua todas as informações relevantes e dê visão sobre as vantagens de controlar as operações logísticas.
Umexemplo disso é a mensuração da disponibilidade de produtos, ou seja, indicadores que apontem o percentual de pedidos que foram entregues completos.
Outro indicador bastante importante para avaliar o nível de serviço prestado ao cliente é o lead time. Nem sempre as empresas possuem informações sobre a data de chegada ao cliente.
No entanto, existem casos nos quais as empresas conseguem obter talinformação, mas não a utilizam de forma sistemática para avaliar o seu desempenho e de seu transportador (transit time).
A presença de relatórios que tratam exceções é fundamental para um bom gerenciamento, visto que as operações logísticas se caracterizam pelo intenso fluxo de informações. Por exemplo, um sistema de controle pró-ativo deve ter capacidade de prever faltas no estoque com basenas previsões de demanda e recebimentos previstos.
Os SIG’s têm como características distintivas a capacidade de emitir relatórios gerenciais pré-definidos que comparam o planejado com o real e mostram as exceções.

Sistema de Apoio à Decisão Gerencial (SAD)

Existem diferenças entre os diversos sistemas de apoio à decisão. Algumas focam as decisões operacionais, tais como: programação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância de sistemas de informação para competitividade 10
  • A importância da logística e o sistema de informação no transporte de cargas
  • : Importância do SCM para a competitividade na logística
  • Sistema de Informação Logistica
  • A importancia dos sistemas de informação
  • A importancia das informações do sistema de informação de
  • A importância do sistema de informação gerencial
  • Sistemas de informação na área de logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!