a importância de perguntar

Páginas: 13 (3147 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014

Argumentação e Filosofia
"A definição de retórica é conhecida: é a arte de bem falar, de mostrar eloquência diante de um público para ganhar a sua causa. Isto vai da persuasão à vontade de agradar: tudo depende (...) da causa, do que motiva alguém a dirigir-se a outrem. O carácter argumentativo está presente desde o início: justificamos uma tese com argumentos, mas o adversário faz o mesmo:neste caso, a retórica não se distingue em nada da argumentação. (...). Para os antigos, a retórica englobava tanto a arte de bem falar - ou eloquência - como o estudo do discurso ou as técnicas de persuasão até mesmo de manipulação. "
Michel Meyer, Questões de Retórica: Linguagem, Razão e Sedução. Lisboa. Ed.70.1997
Argumentação e Filosofia
Filosofia, Retórica e Democracia
A Polis grega
AGrécia antiga possuía um regime político em que o governo e a administração pública se encontravam nas mãos dos cidadãos. No entanto, o conceito de cidadão não era tão vasto como hoje em dia, sendo que apenas um décimo da população era considerado cidadão. Para se obter o estatuto de cidadão não se podia ser mulher, escravo ou meteco, e tinha que se obedecer a um conjunto de regras.
Nessasociedade fazer parte da vida política era uma espécie de obrigação para qualquer cidadão. Todos os cidadãos reuniam-se em assembleia popular para decidirem por eles mesmos os assuntos públicos. A retórica era assim um instrumento fundamental na democracia negra, na medida em que permitia aos cidadãos apresentarem, esclarecer e resolver os problemas.
A democracia grega apresenta-se como uma base para asdemocracias actuais, embora com algumas diferenças significativas. Podemos assim estabelecer as igualdades e diferenças destas duas democracias.
Ao contrário do que acontece actualmente:
- A democracia grega era uma democracia directa;
- Os escravos eram a base da economia e eram deixados à margem da vida político, evitando-se assim antagonismos de classes;
- Não existia qualquer diferençaentre governantes e governados;
- A vida pessoal dos cidadãos e a sua vida política estavam estritamente ligadas.
Tal como hoje em dia:
- A argumentação racional, logos, era a chave da autoridade, sendo que quem exercia o poder político necessitava sempre apresentar razões aceitáveis;
- Existia uma relação intrínseca entre cidadania e participação,
- Havia a submissão à lei e não a uma pessoa;- Dava-se grande importância à educação cívica e solidariedade.

A disputa entre filósofos e retores

Ao longo da história, a convivência entre retores e filósofos nem sempre foi fácil, lutando ambos pela prioridade na formação dos cidadãos gregos.
A retórica foi descoberta pelos gregos como forma democrática de resolver os problemas da cidade.

A via da filosofia

Parménides ePlatão tinham uma abordagem ontológica da retórica (ontos=ser). Consideravam que a única via para a verdade era o ser.
Parménides segue a via abstracta da reflexão pura. Investe e confia no poder que a razão tem de, por si só, especular e atingir a verdade das coisas.
Indiferente à política, desvalorizava as opiniões humanas e ignorava a importância de se chegar a consensos e o poder convincente dapalavra.

A via da retórica
Górgias e Demócrito, sofistas, tinham uma abordagem antropológica da retórica (antrophos=homem). Consideravam que a única via para a verdade era a investigação pela argumentação interpessoal.
Nesta altura a retórica é vista como uma prática ajustada às necessidades do tempo.
Os sofistas apareceram no final do séc. V a.C., numa época em que a vida democráticareclamava a participação dos cidadãos que se mostrassem aptos a fazê-lo. Vinham de vários pontos da Grécia ou até do estrangeiro, apresentando tendência para relativizar os hábitos e instituições atenienses e para pôr em causa a autoridade das tradições enraizadas.
Os sofistas são pois um conjunto de livres-pensadores que se propõem a ensinar a arte da política e as qualidades que os homens devem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qual a importância do ato de perguntar? Por que o Homem é um Ser que pergunta?
  • Como perguntar
  • Para parar de perguntar.
  • O Que Perguntar Em Uma Entrevista
  • A arte de perguntar
  • O quê você quer perguntar?
  • O quê você quer perguntar?
  • O quê você quer perguntar?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!