A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

Páginas: 16 (3937 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF
INSTITUTU SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA
CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
WENDEL JASON














A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR





















IBIRITÉ
2013

WENDEL JASON















A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR







Artigoque discorre sobre o assunto de jogos e brincadeiras na Educação Física Escolar, como requisito parcial para trabalho na disciplina de Metodologia do trabalho científico. Professor: Ms. Marcos









IBIRITÉ
2013
RESUMO

Existe ainda certo preconceito relativo à parte da Educação Física nas escolas referente a práticas de jogos e brincadeiras como atividade curricular. Aprática da Educação Física algumas vezes é vista apenas pelo viés biológico e desportivo, alunos não levam a sério a matéria, pais não enxergam a relevância do mesmo na formação dos filhos, e professores da própria disciplina não a tratam com a devida importância. O objetivo desse trabalho é Mostrar a relevância da matéria jogos e brincadeiras como componente curricular que vai muito além do viésbiológico e desportivo, Englobando também dimensões psicológicas, culturais, afetivas e cognitivas, como influentes para a formação do sujeito e de sua atuação no contexto social. Fazer com que os pais e alunos conheçam melhor a disciplina, contribuindo assim com o melhor entendimento, aproveitamento e comprometimento de ambas as partes, pois através desta matéria pode-se fortalecer o elo entre osalunos, a escola e a sociedade. Tal compreensão melhora o andamento das aulas, tornando-as mais produtivas.













Introdução

O objetivo desse trabalho é Mostrar a relevância da matéria jogos e brincadeiras como componente curricular que vai muito além do viés biológico e desportivo, Englobando também dimensões psicológicas, culturais, afetivas e cognitivas, como influentes paraa formação do sujeito e de sua atuação no contexto social. Fazer com que os pais e alunos conheçam melhor a disciplina, contribuindo assim com o melhor entendimento, aproveitamento e comprometimento de ambas as partes, pois através desta matéria pode-se fortalecer o elo entre os alunos, a escola e a sociedade. Tal compreensão melhora o andamento das aulas, tornando-as mais produtivas.O brincar é algo serio, pois a partir dessa prática a criança explora melhor todo o seu potencial e consegue aprender o que lhe é oferecido de verdade: (ROSA 2002) “Por todo o seu potencial criativo e pela abertura que proporciona à exploração do real como campo de possibilidades do viver e do conhecer é que podemos afirmar, sem medo de incorrer em erro, que brincar é coisaséria!”.
A prática possui um valor expressivo á criança, pois vai incentivá-lo a procurar formas diferentes de construir o saber que até então não teriam sido vivenciado por ela: (LISBÔA 2011) “Isto porque se trata de situações até então não vivenciadas pelo aprendente que vai impulsioná-lo a buscar formas diferenciadas de conceber e construir o conhecimento, alicerçado em redes interpessoais esociais, em que a comunicação bidirecional assume valor significativo”.
Através do brincar a criança se permite viajar para outro mundo, tratando as propostas que o professor lhe sugeriu o mais serio possível. Para ela a atividade proposta ira ajudar a resolver questões interiores que seria muito difícil ser resolvidas sozinhas: (FANTACHOLI 2011). “O brinquedo é a essência da infância e permite umtrabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento da criança... consegue extravasar suas angústias e entusiasmos, suas alegrias e tristezas, suas agressividades e passividades”
O profissional que trabalha com a prática de jogos e brincadeiras precisa ter total conhecimento com a prática, para que consiga suprir as necessidades de aprendizado da criança para que ela consiga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jogos e brincadeiras na educação física escolar
  • A importância dos jogos e brincadeiras no aprendizado escolar na educação infantil
  • JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS, UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • A importância do jogo e da brincadeira na educação física infantil
  • O papel dos Jogos e Brincadeiras na Educação Física Escolar
  • Projeto de jogos e brincadeiras em educação física escolar
  • importancia dos jogos e brincadeiras na educação fisica infantil
  • Resgate e importância das brincadeiras na educação física escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!