a importância das vacinas e soros

Páginas: 4 (779 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO


No decorrer deste trabalho vou abordar algumas informações sobre as vacinas e soros que agem como imunizadores, mas é usada em diferentes situações, entre os tipos de imunizações, avacina é a mais lembrada, e seus objetivos e de proteger o corpo contra o ataque de agentes invasores causadores de doenças denominados, de forma geral, de antígenos.VACINAS

As vacinas são produtos constituídos por micro-organismos mortos ou atenuados (enfraquecidos). Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes deinduzir o nosso organismo a produzir anticorpos, Dessa forma, se o indivíduo, depois de vacinado, entrar em contato com esses microrganismos, o corpo já terá anticorpos suficientes para sua defesa.Dizemos que a vacina é um caso de imunização ativa, pois é o nosso próprio organismo que produz os anticorpos para sua defesa.


As vacinas diferem dos soros no processo de produção, sendo feitas apartir de microrganismos inativados ou de suas toxinas, em um processo que, de maneira geral, envolve:


 Fermentação;
 Detoxificação;
 Cromatografia;


As vacinas induzem o nosso sistemaimunitário a produzir anticorpos específicos contra um determinado micro-organismo. Assim, no caso de um micro-organismo invadir o corpo de uma pessoa previamente vacinada, os anticorpos já existentesem seu organismo impedem que a doença nele se instale. Por isso se diz que as vacinas são usadas para a prevenção de certas doenças.


O pesquisador francês Louis Pasteur foi o pioneiro naspesquisas com vacinas. Foi ele que desenvolveu a vacina anti-rábica (contra a raiva, doença transmitida aos homens por animais).Nos postos de saúde são aplicadas vacinas contra essas doenças, e Atualmente,existem vacinas para diversas doenças (gripe, malária, poliomielite, febre amarela, rubéola, tuberculose, o tétano, a difteria, a coqueluche, o sarampo e a paralisia infantil) e até mesmo contra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vacinas e soros
  • Vacina e soro
  • Soros e Vacinas
  • Vacinas e Soros
  • Vacinas e soros
  • Vacinas e soros
  • Soro e vacina
  • SORO E VACINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!