A importância das plantas medicinais na escola

Páginas: 26 (6380 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
RESUMO
A utilização das plantas medicinais é um dos mais antigos recursos empregados para o tratamento das enfermidades humanas e muito já se conhece a respeito de seu uso por parte da sabedoria popular. Tem um significado forte e verdadeiro para aqueles que a usam. As plantas medicinais desenvolvem a possibilidade de uma relação pessoal e humana de cura. É uma forma de baixo custo efácil acesso. Quanto a sua eficácia no tratamento das doenças não há duvidas. A intenção é mais do que tratar problemas corriqueiros, é criar uma consciência sobre a terra e os seres vivos, as plantas em especial. Saúde é o completo bem- estar físico, psíquico e social. Isso depende de fatores como: alimentação, terra, sistema de saúde, moradia, costumes, educação, família, comunicação, recreação,etc. Muitas vezes estamos longe da assistência médica, mas tão próximo desta farmácia natural, muito da qual já conhecemos, é apenas necessário que nos informemos e nos habituemos a usar estas humildes plantinhas consideradas muitas vezes como "inço". Nesse contexto, durante a realização do projeto de pesquisa os alunos envolvidos foram motivados para o principal objetivo deste, a implantação de umahorta medicinal nas proximidades do prédio onde acontece a maioria das oficinas do Projeto Cultivar. Levando em conta os objetivos específicos: cultivo de horta medicinal; produção de remédios caseiros; verificar a importância e o uso de remédios caseiros com os alunos do Projeto Cultivar; sensibilizar o contato com a terra e as plantas; reduzir o custo/benefício no orçamento familiar; melhorar aqualidade de vida e saúde; conhecer a composição química ( princípios ativos) das plantas medicinais, pesquisamos as diversas formas de se utilizar as plantas, suas indicações e seu cultivo. As plantas pesquisadas foram as seguintes, cana de macaco, erva cidreira, folha da fortuna, melão de são caetano, alfavaca, agrião do pará, babosa, boldo brasileiro, capim cidreira, erva de são João, mil emrama, figatil, gervão, feijão guandu ou andu e guiné. A implantação de horta medicinal na escola visa oferecer aos alunos, uma sugestão de cultivo de plantas medicinais, sua importância não se concentra apenas nas técnicas de cultivo, mas na interação dos alunos, professores e a comunidade, buscando o resgate cultural no uso de plantas medicinais bem como a introdução de conhecimentos científicos.Palavras- chave: plantas medicinais, alunos, saúde, cultivo.



INTRODUÇÃO




O uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos tempos. São muitos os fatores que vêm colaborando no desenvolvimento de práticas de saúde que incluam plantas medicinais, principalmente econômicos e sociais. É bem provável que das cerca de 200.000 espécies vegetaisque possam existir no Brasil, na opinião de alguns autores, pelo menos a metade pode ter alguma propriedade terapêutica útil à população, mas poucas dessas espécies com potencial foi motivo de estudos adequados. As pesquisas com estas espécies necessitam receber apoio total do poder público, pois, além do fator econômico, há que se destacar a importância para a segurança nacional e preservação dosecossistemas onde existam tais espécies. Muitas substâncias exclusivas de plantas brasileiras encontram-se patenteadas por empresas ou órgãos governamentais estrangeiros, porque a pesquisa nacional não recebe o devido apoio.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento utilizam práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde. Desteuniverso, 85% utilizam plantas ou preparados. Nesse sentido, a OMS recomenda a difusão mundial dos conhecimentos necessários ao uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. Em sua estratégia global sobre a medicina tradicional e a medicina complementar e alternativa para os anos de 2002 a 2005, a OMS ainda reforça o compromisso de estimular o desenvolvimento de políticas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância de plantas medicinais em sistemas agroecológicos na região da cantuquiriguaçu
  • plantas medicinais
  • PLANTAS MEDICINAIS
  • Plantas Medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • plantas medicinais
  • Plantas medicinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!