A importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor na educação infantil

Páginas: 9 (2220 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA

KELLY FARIA LACERDA

“a IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA
EDUCAÇÃO INFANTIL.”

SETE LAGOAS
2012

KELLY FARIA LACERDA

“a IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA
EDUCAÇÃO INFANTIL.”

Trabalho apresentado às disciplinas Educação da Criança de 0 a 5 anos;Organização e didática na Educação Infantil; Ensino e alfabetização I; Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ludicidade e Educação... da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof.: Rosely Montagnini; Sandra Regina dos Reis Rampazzo; Raquel Rodrigues Franco; Alexandre Vilas Boas da Silva; Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

SETE LAGOAS
2012

* 1. INTRODUÇÃO
Tem o presente a finalidade dediscutir sobre as normatizações propostas nas diretrizes curriculares para a educação infantil (2010) e sua influência na formação do professor de educação infantil, e ainda obter conhecimentos relativos às Diretrizes Curriculares.
O trabalho baseia-se nas Diretrizes Curriculares Para a Educação Infantil (2010), e também nas matérias estudadas durante o 4º semestre de Pedagogia que são: Educaçãoda Criança de 0 a 5 Anos, abordada pela professora Rosely Cardoso Montagnini, diferenciando planejamento de rotina e abrindo um leque de criatividade de como ensinar para crianças dessa faixa etária. Organização e Didática na Educação Infantil, trabalhada pela professora Sandra dos Reis Rampazzo, mostrando entre outras coisas, a importância do planejamento, elaboração, propostas pedagógicas esuas formas de avaliação atendendo às normas do sistema. Ludicidade e Educação, desenvolvida pela professora Marlize Cristina Bonafini Steinle, esclarecendo a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, pois os mesmos também ajudam no desenvolvimento da criança. Ensino da Linguagem Oral e Escrita, estudada com o professor Alexandre Villas Boas da Silva que mostra alguns pré-requisitospara o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita e mostra a importância da leitura e literatura para a aquisição da linguagem oral e escrita por parte das crianças. E ainda Ensino e Alfabetização I vista com a professora Raquel Rodrigues Franco tratando de processos constituintes da aprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil.

2. DESENVOLVIMENTO

As DiretrizesCurriculares Nacionais para a Educação Infantil é resultado de uma série de documentos que vem sido elaborados nos últimos anos, contando com a colaboração de pesquisadores, conselheiros tutelares, Ministério Público, sindicatos, entidades não governamentais, entre outros.
Através da resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 é fixada as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Estasobjetivam a organização de propostas pedagógicas na educação infantil, orientando as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil, observando a legislação estadual e municipal, bem como as normas do respectivo sistema.
O conceito de criança e de infância na antiguidade, visto no início da matéria Educação daCriança de 0 a 5 anos, mudou completa e significativamente como nos mostra as Diretrizes. Isso resulta em melhores condições para a criança com relação à educação e à sociedade, pois não é mais vista como adulto em miniatura e nem como fruto do pecado, e tem assegurado os seus direitos.
Mudou também a visão a respeito da educação infantil. Hoje a creche não é mais apenas o lugar onde os pais deixam osfilhos para serem cuidados enquanto eles trabalham, mas sim o lugar de promover o desenvolvimento da criança, garantindo a elas seus direitos através da educação e do cuidado. Esta se torna a primeira etapa da educação básica.
Todas as experiências anteriores também são importantes para o desenvolvimento da criança. Na instituição de ensino deve haver também propostas pedagógicas elaboradas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia das diretrizes na formação teórica e pratica do professor da educação infantil
  • A importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor de educação infantil
  • A importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor na educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importancia das diretrizes na formação teórica e pratica do professor na educação infantil
  • A importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor de educação infantil
  • A importancia das diretrizes na formação teorica e pratica do professor na educação infantil
  • “A importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!