A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM

Páginas: 13 (3004 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
















A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM












PIRACICABA - 2010
1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A alfabetização é um processo, e nesse processo, a criança necessita de atividades significativas e prazerosas, que propiciem desafios para que as crianças sintam-se estimuladas a construírem seusconhecimentos. Entretanto, para que a construção do conhecimento na criança seja significativa para ela, não podemos eliminar a bagagem social sobre a leitura e a escrita que a criança carrega consigo.
Nesse contexto da alfabetização, o brincar deve estar presente, pois é brincando que as crianças aprendem. Além disso, quando utilizamos materiais de sucatas, jogos e atividades lúdicas, as criançassentem-se estimuladas a construírem seus conhecimentos de uma forma significativa para elas. Ressaltando aqui que a palavra “jogo” tem o significado do ato de brincar. Quanto mais variados os materiais utilizados na construção do conhecimento, mais facilidade a criança terá em se alfabetizar. Dessa forma, o lúdico deve estar presente também no processo de alfabetização.
Pois o ato de brincar, asituação do faz-de-conta, que existe nas brincadeiras tem seu real valor dentro do desenvolvimento infantil e no processo do ensino-aprendizagem, na citação abaixo Vygotsky ressalta esse momento explicando a sua importância:

A criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança; pelo contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restriçõessituacionais. O primeiro paradoxo contido no brinquedo é que a criança opera com um significado alienado numa situação real. O segundo é que, no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer – e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinando-se a regras e, por conseguinte renunciando aoque ela quer, uma vez que a sujeição a regras e a renúncia a ação impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo. (VYGOTSKY, 1998, p. 130)

A teoria de Vygostsky contribui e ressalta a importância do lúdico, ele defende uma visão baseada na concepção de um organismo ativo, cujo processo é socialmente construído num ambiente que é histórico e social. Sua teoria afirma a importância dobrincar.
No processo de desenvolvimento, a criança constrói o seu conhecimento na relação com o meio. Nos primeiros anos de vida, os fatores biológicos têm preponderância sobre os sociais (interpsicológico). Aos poucos, a criança vai se tornando um sujeito ativo e começa a interagir na sociedade (intrapsicológico).
Estabelece-se assim, entre a criança e o meio envolvente, um circuito de trocasmútuas que condicionam e modelam reciprocamente as suas reações e a sua inteligência. As características individuais dependem da interação do ser humano com o meio físico e social.
Para Oliveira, citando Vygotsky, "o desenvolvimento das crianças se dá de fora para dentro, ou seja, a criança é copia do meio externo e as características individuais dependem da interação do ser humano com o meio físico esocial" (OLIVElRA, 1992, p.26). Dessa forma, a cultura tem muita importância na nossa formação, pois as crianças internalizam os fatores culturais do seu meio que são passados de geração para geração.
O desenvolvimento do psiquismo humano é sempre mediado pelo outro, que indica, delimita e atribui significados à realidade. Por intermédio das mediações, os membros imaturos vão pouco a pouco seapropriando dos modos de funcionamento do comportamento, da cultura, do seu patrimônio, da história da humanidade e de seu grupo cultural. Quando internalizados, estes processos começam a ocorrer sem a intermediação de outras pessoas. Assim, a atividade que antes precisou ser mediada, passa a constituir-se em um processo voluntário e independente (social e individual).
Dessa forma, o brinquedo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância dos jogos e atividades lúdicas para o ensino aprendizagem
  • As atividades ludicas no processo de aprendizagem
  • PROJETO A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA
  • A importancia das atividades lúdicas
  • A inserção de atividades lúdicas no processo de aprendizagem
  • Atividade Lúdica: Ferramenta Facilitadora da Aprendizagem
  • A importância das atividade lúdicas para o trabalho do psicopedagogo
  • A importancia das atividades ludicas no ensino da matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!