A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2014
 A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

*Por Daniela de Oliveira Domingos

No presente artigo, irei deter as informações acerca do papel do profissional de Relações Públicas em uma comunicação integrada. Primeiramente definindo o conceito de Assessoria de Comunicação, para depois adentrar no tema proposto no artigo.

Atualmente, a empresa moderna temdiversos meios para se comunicar com a sociedade, e uma das mais hábeis é a Assessoria de Comunicação, que funciona como um termômetro da organização. Na definição do jornalista Sílvio Vieira, Assessoria de Comunicação é “a estrutura ou organização setorial que serve para aprimorar o fluxo de comunicação interna e externa de uma organização, quer seja pública ou privada” (VIEIRA, 2003, p. 18).Já para Boanerges Lopes, a Assessoria de Comunicação é “um serviço especializado, que busca permanentemente o aprimoramento dos fluxos de comunicação no interior das organizações e perante a opinião pública” (LOPES, 1995, p. 9). Ela coordena atividades de comunicação, definindo estratégias e ações com um planejamento prévio, para um público-alvo. Suas atribuições básicas são:

Facilitar o acessodos grupos externos às realizações de uma empresa ou instituição, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação, além de promover a integração e a satisfação de segmentos internos que convivem e sustentam essas duas estruturas organizacionais (LOPES, 1995, p. 9).


_______________________________________________________________
*Bacharel em ComunicaçãoSocial - Hab. em Jornalismo pela Universidade Tiradentes e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é pós-graduanda em Comunicação, Marketing e Assessoria de Imprensa.
Uma comunicação integrada engloba profissionais de três áreas, que possuem deveres diferentes, mas trabalham em conjunto, com funções que interagem entre si: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda eJornalismo. Essa interação precisa ser perseguida e viabilizada, o que vai proporcionar uma eficácia cada vez maior, através da necessidade de percepção dos assessores de comunicação. Mas na realidade, o que se nota é que essas áreas são utilizadas separadamente quando necessário: a empresa contrata uma agência de publicidade pra divulgar seus produtos ou uma Assessoria de Imprensa para adivulgação de um evento ou projetar a imagem da empresa nos veículos de comunicação; já o Relações Públicas, a maioria nem tem o conhecimento da sua importância.

Visto que elas estão sujeitas à estrutura de profissionais que nela estão inseridos e de como a atividade é desenvolvida pela organização, as atividades mais comuns em uma assessoria são: instituir políticas e estratégias de comunicação porintermédio de um planejamento precedente; apresentar ao assessorado o que vem sendo feito com levantamentos, análises e checagens diárias, semanais, mensais ou anuais de informações publicadas pela mídia; mobilizar e sustentar um bom relacionamento do público interno; intervir na opinião pública para atingir seus objetivos; gerar sintonia entre os profissionais das três áreas de comunicação edeliberar um planejamento comunicacional fundamentado nas estratégias criadas por eles; e determinar a política, meta e missão da Assessoria de Comunicação.

Tanto o profissional de Relações Públicas, quanto o de Jornalismo e o de Publicidade e Propaganda tem suas tarefas e suas responsabilidades definidas e embasadas na legislação que fundamenta as três profissões. Neste artigo, vamos no ater aotrabalho de um assessor de Relações Públicas.


O ASSESSOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS

A profissão é definida pela Associação Internacional de Relações Públicas como “uma atividade de direção, em caráter organizado e permanente, de um organismo privado ou público”, que busca obter, “manter a compreensão, a simpatia e a cooperação dos públicos com os quais se relaciona”, avaliando as opiniões a seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação e relações publicas
  • Relações Públicas e Comunicação de Crise
  • A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • Resumo: O Relações Públicas como gestor da imagem e a importância da mensuração dos resultados em Comunicação Corporativa
  • As atividades que competem a um relações publicas
  • A importância da comunicação integrada no mundo globalizado
  • O PAPEL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
  • Programa de Ação de Comunicação / Relações Públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!