A importância das águas subterrâneas

Páginas: 10 (2300 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Engenharia dos Recursos Hídricos
1º período
Douglas Torres Araujo

A Importância das Águas Subterrâneas

A água possui um valor inestimável. Além de ser um insumo indispensável à produção, e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, a água constitui um fator determinante na manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que garantem equilíbrio aos ecossistemas. Éainda um bem cultural e social indispensável à sobrevivência e à qualidade de vida da população. Embora seja antiga a noção deque a Terra tem a maior parte de sua superfície coberta por água, o conhecimento da verdadeira dimensão de seu volume é relativamente recente. Mais recente ainda é a percepção de que, apesar de abundante, uma parcela muito pequena dessa água, cerca de 2%, é doce e que bemmenos de 1% está acessível para o consumo humano nos rios, nos lagos e no subsolo. Atualmente cerca de 1 bilhão de pessoas – um quinto da humanidade não dispõe de água potável e quase o dobro disso, 1,8 bilhão, não tem acesso a saneamento básico. Ocorrem anualmente, segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), cinco milhões de mortes por falta de higiene ou má qualidade da água. E, de acordo comrelatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 90% da água utilizada nos países em desenvolvimento são devolvidas à natureza sem tratamento (Rebouças, p.10- 2003). No entanto, com exceção dessas regiões do planeta em que há uma severa limitação natural, a chamada "crise da água" não se refere à sua quantidade, mas à sua qualidade e ao seu modo de utilização. De acordo com Aldo Rebouças, (p. 10.2003). O Brasil tem uma disponibilidade de 35mil metros cúbicos de água per capita por ano – o que significa quase 17 vezes o que tem a Alemanha e quase 10 vezes a França –, que é gasta de uma forma completamente irresponsável, gerando crises de abastecimento em várias regiões do País. Grandes extensões de áreas antes férteis estão perdendo sua capacidade de produzir por causa do mau uso do meioambiente. Até mesmo regiões metropolitanas cercadas por mananciais vêm sofrendo com a escassez de água, decorrente da diminuição da sua qualidade, comprometida por desmatamentos, poluição e ocupação irregular.

Diante desse cenário turbulento, a água subterrânea vem assumindo uma importância cada vez mais relevante como fonte de abastecimento devido a uma série de fatores que restringem autilização das águas superficiais, bem como ao crescente aumento dos custos da sua captação, adução e tratamento, a água subterrânea está sendo reconhecida como alternativa viável aos usuários e tem apresentado uso crescente nos últimos anos, obtidas através de poços bem locados e construídos. Além dos problemas e facilidade de contaminações inerentes às águas superficiais, o maior interesse pelo uso daágua subterrânea vem sendo despertado, pela maior oferta deste recurso e em decorrência do desenvolvimento tecnológico, o que promoveu uma melhoria na produtividade dos poços e um aumento de sua vida útil. A água subterrânea nada mais é do que água filtrada no subsolo, nas fraturas das rochas. Para um melhor entendimento é fundamental a noção de Ciclo Hidrológico: Por efeito da radiação solar, aságuas dos mares, rios e lagos evaporam-se e formam nuvens. Estas ao encontrarem correntes frias de ar ou baixas pressões atmosféricas condensam-se e precipitam-se sob a forma de chuvas, granizo ou neve. Da água precipitada, uma parte evapora-se antes mesmo de atingir o próprio solo ou serem interceptadas pelas folhas dos vegetais; e finalmente, outra parte infiltra-se no subsolo formando osreservatórios naturais de água subterrânea ou aqüíferos. A água dos lagos, rios e mares ou emergente à superfície, formando fontes. A água dos lagos, rios e mares evapora-se outra vez e assim o ciclo é reiniciado.
Captação de Águas Subterrâneas
Embora, teoricamente, a água subterrânea esteja presente em qualquer lugar, isso não significa que um poço possa ser localizado em qualquer lugar. A captação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aguas subterraneas
  • Águas Subterraneas
  • Aguas Subterraneas
  • Águas subterraneas
  • ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
  • Águas Subterrâneas
  • Agua subterranea
  • Aguas subterraneas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!