A IMPORTÂNCIA DA TICA

Páginas: 9 (2095 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
1 INTRODUÇÃO

A ética é componente imprescindível da vida em sociedade. Onde há falta dela, o caos e a desordem tendem a prosperar. Para organizá-la de acordo com os costumes vigentes é necessário estar claros quais os valores e princípios da conduta humana.
De acordo com Passos (2014), a sociedade atual tem clamado pela ética, nas esferas científicas, políticas e econômicas. Neste momento emque vive uma crise de valores, influenciada pela falta de respeito e de limites pelo outro. Explanando a dificuldade que os indivíduos tem de assimilar as normas, regras e leis da vida social.
Ao longo do tempo a ética vem sofrendo mutações devido aos acontecimentos da história, transformações da sociedade, mudança de valores, entre outros aspectos que alteram a vida social. A ética estápresente em todos os campos da vida em comunidade, com ênfase para a área profissional.
Na profissão contábil, mas do que em muitas outras, a questão ética possui grande relevância, pois está inteiramente ligada ao comportamento que o contador apresenta, no momento em que faz lançamentos fiscais, emite notas, apura balanços patrimoniais, dispõe as demonstrações contábeis, exigindo sempre que ele seja omais correto e utilize a ética no seu cotidiano.














2 ÉTICA


A ética segundo Nalini (2014, p. 27), “[...] aparece em todos os discursos. É apontada como aquilo que falta para o mundo ser melhor.” De um lado quem mais exige sua presença acaba sendo aquele que menos ética tem.
A convivência dos seres humanos em sociedade está intimamente ligada a ética. Ela é necessária para regularesta vida social, existe justamente porque há a presença do “outro” indivíduo. Para a ética não há limites, ela está em tudo monitorando os atos da vida humana. (TRANSFERETTI, 2011)


2.1 CONCEITO DE ÉTICA

Para Srour (2013, p. 2) “A Ética é um saber científico que se enquadra no campo das Ciências Sociais. É uma disciplina teórica, um sistema conceitual, um corpo de conhecimentos que tornainteligíveis os fatos morais.” Os fatos morais podem ser considerados como escolhas que o indivíduo faz entre o bem e o mal.
De acordo com Sá (2014) a ética pode ser entendida como uma conduta humana perceptível no modo como ele trata a si e aos demais. Engloba aspectos como a aprovação, desaprovação, valores e normas comportamentais, de uma maneira particular e também coletivamente, levando emconsideração as virtudes do indivíduo.
­­ Moral e ética são palavras que possuem diferenças, desde sua origem, porém tem o mesmo significado, estão relacionadas aos costumes da sociedade. Ética vem do grego ethos e moral do latim mores. Alguns autores preferem destacar a divergência de ideias que cada uma representa, considerando a moral uma norma de conduta e a ética como uma examinadora da moral,teorizando as condutas humanas. (PASSOS, 2014)
Conforme Nalini (2014, p. 37) “ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. Pode ser considerada ciência, pois possui objeto, lei e método próprios. Considera-se que o objeto da ética é a moralidade positiva, definida como um arcabouço de comportamentos humanos capaz de evidenciar o valor do bem realizado. Está relacionada comvalores e princípios, influenciando a conduta humana.


2.2 A ÉTICA ATRAVÉS DOS TEMPOS

Cada sociedade e cultura cria seus próprios valores éticos e morais, que estão de acordo com sua necessidade e momento histórico. (PASSOS, 2014) Também pode ser levado em consideração os pensadores que contribuiram com suas ideias através dos tempos, relatando a conduta humana. (SÁ, 2014)

2.2.1 Idade AntigaDestaca-se nesse período os pensamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles. Para Passos (2014) o que surge neste momento é a filosofia moral, pelo fato de a Grécia estar vivendo uma democracia escravista e também a democratização da vida política. Sua população era relativamente parecida em relação a língua e crenças religiosas, mas estavam espalhadas pelas regiões do Mediterrâneo.
Em uma praça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da é tica na Massoterapia
  • A importancia da Matem tica para o administrador contempor neo
  • A IMPORTANCIA DA MATEM TICA NO ENSINO M DIO
  • Tica
  • Tica
  • Tica
  • A Tica
  • o que tica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!