A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil

Páginas: 14 (3440 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE, UM FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


ADRIANA TATIANA AGUIAR MARQUES ROSOLEN RA 913119584



RESUMO: O presente artigo apresenta uma abordagem sobre a psicomotricidade na educação infantil, e tem como objetivo apresentar os benefícios da utilização de atividades que envolvam a psicomotricidade, para a aprendizagem das crianças. APsicomotricidade por meios de movimentos e atitudes corporais das crianças, que por sinal lhe dará suporte pra melhor conhecimento corporal e de suas habilidades motoras, por isso a importância do reconhecimento do desenvolvimento da personalidade da criança através do desenvolvimento das ações psicomotoras.

Palavras Chaves: Educação.Psicomotricidade.Movimento


Introdução


Percebe-se que com odesenvolvimento tecnológico o brincar perdeu espaço para os jogos eletrônicos, o brincar na escola está estigmatizado como uma atividade sem objetivos bem definidos. A base do trabalho com as crianças na Educação Infantil consiste na estimulação perceptiva e desenvolvimento do esquema corporal. A criança organiza aos poucos o seu mundo a partir do seu próprio corpo.
  Assim a Psicomotricidade,através de atividades na Educação Infantil, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das crianças, expresso na interação entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano através de brincadeiras populares do cotidiano consegue alcançar objetivos afetivos e pedagógicos.
Reconhecer o próprio corpo é a melhor maneira de encontrar ooutro, com isso a psicomotricidade é um instrumento facilitador da aprendizagem. ·.
A Sociedade Brasileira de Psicomotricidade a conceitua como sendo uma ciência que estuda o homem através do seu movimento nas diversas relações, tendo como objeto de estudo o corpo e a sua expressão dinâmica.
A Psicomotricidade se dá a partir da articulação movimento/ corpo/ relação. Diante do somatório deforças que atuam no corpo - choros, medos, alegrias, tristezas... - a criança estrutura suas marcas, buscando qualificar seus afetos e elaborar as suas ideias. Vai constituindo-se como pessoa. 
Ao se falar em psicomotricidade, estamos falando de humanização, de relações afetivas, de envolvimento do homem com os ambientes, com os fatos e com as outras pessoas. Desta forma, além de definir os termosrelacionados à psicomotricidade e apresentar práticas para diversas situações, o artigo propõe um projeto de psicomotricidade de uma forma transdisciplinar, em que várias disciplinas escolares podem ser trabalhadas ao mesmo tempo sem se perderem os conteúdos e os ideais de um homem integrado à sua sociedade e a seu corpo, bem como sua forma de estar no mundo. 
A metodologia utilizada na elaboraçãodesse artigo foi a pesquisa bibliográfica.

Psicomotricidade
Neste capitulo estará sendo apresentados alguns conceitos da psicomotricidade e sua identificação com o desenvolvimento integral do ser humano, explorando e compreendendo seu aspecto funcional e relacional por meio das áreas psicomotoras.

1.1. Conceito
O homem comunica-se através da linguagem verbal, também através de gestos,movimentos, olhares, forma de caminhar - sua linguagem corporal.
A esta comunicação, a este estar-no-mundo intenso dentro do limite da corporeidade - espaço próprio do sujeito -, pode-se nominar psicomotricidade.
 Embora, conforme admitem os próprios autores, esta visão possa ir longe demais enquanto generalização, os estudos sobre o desenvolvimento humano parecem seguir esquemas, descrevendo odesenvolvimento normal para que se possa compreender o diferente.
A psicomotricidade não foge a esta regra quando define os padrões considerados normais para o desenvolvimento psicomotor (considerando descrições feitas pela neurologia, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins).

A identidade da Psicomotricidade e a validade dos conceitos que emprega para se legitimar revelam uma síntese...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da psicomotricidade na educação infantil
  • A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
  • A importancia da psicomotricidade na educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importancia da psicomotricidade na educação infantil
  • A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
  • A importancia da psicomotricidade no currículo da educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIEMNTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!