A importância da psicologia

Páginas: 8 (1932 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
A importância da psicologia e seus métodos, para a Gestão Organizacional.

Atualmente, as organizações colocaram toda a sua atenção em dois fatores: o Ambiente e os Recursos Humanos (RH).
Primeiro, a preocupação com os danos causados ao ambiente tem adquirido grande importância e enorme impacto em muitas empresas, as quais devem não só encarregar-se das mudanças impostas por leis eregulamentos específicos, mas também atentar à percepção do público; concretamente, as atuais preocupações com o ambiente são: a contaminação, as mudanças climáticas, a quantidade de água, a segurança dos alimentos e, obviamente, os esgotamento do ozônio.
O segundo fator, e o qual desenvolverão com alguma profundidade, são os RH. Como conseqüência da industrialização das sociedades, as organizações vão-setornando mais complexas, dependendo cada vez mais os indivíduos das atividades em grupos. Muito embora as pessoas (RH) se adaptem às organizações, estas constituem para essas mesmas pessoas um meio para alcançar muitos e diversos objetivos pessoais que não poderiam alcançar através do seu esforço individual. Por conseguinte, a Gestão de Recursos Humanos (GRH) não existiria se não houvesseorganizações e pessoas a atuarem nestas.

Neste sentido, defenderemos que a GRH se refere à preparação adequada, à aplicação, à manutenção e ao desenvolvimento das pessoas nas organizações, embora na realidade seja difícil separar as pessoas das organizações e vice-versa.
Para tornar mais fácil o estudo da relação entre pessoas e organizações, assim como o Gerir Recursos Humanos, estabeleceremos queas organizações, os grupos e as pessoas são classes de sistemas abertos que interagem permanentemente com os seus respectivos ambientes. Recordemos que o conceito de sistemas abertos tem origem na biologia, no estudo dos seres vivos e da sua dependência e adaptabilidade ao ambiente, tendo-se alargado a outras áreas científicas como a Psicologia e a Sociologia até chegar à Gestão. O Sistema Abertodescreve as ações e as interações de um organismo vivo dentro do ambiente que o rodeia. Por conseguinte, utiliza-se o conceito de Sistema porque permite compreender, de uma forma mais ampla e real, a complexidade das organizações e a Gestão dos seus recursos.

O foco sistêmico na GRH pode decompõe em três níveis de análise: o nível social (a sociedade como macro-sistema), o nível docomportamento organizacional (a organização como sistema) e o nível de comportamento individual (o indivíduo como micro-sistema). Em conclusão, um sistema pode definir-se como: "um conjunto de elementos dinamicamente relacionados, em interação, que desenvolvem uma atividade para alcançar um objetivo ou propósito, operando com dados/energia/matéria, unidos com o ambiente que rodeia o sistema, e para fornecerinformação/energia/matéria" (1994, Chiavenato).
Mas esta idéia de considerar a organização como um sistema aberto é antiga. Spencer (Herbert Spencer, Autobiographya, New York, 1904, vol. II, pag. 56) afirma: "um organismo social parece-se com um organismo individual nas seguintes características fundamentais: crescimento, o fato de se tornar mais complexo à medida que cresce pelo que os seuscomponentes necessitam de maior interdependência, a sua vida tem maior duração em comparação com a dos seus componentes e porque, em ambos os casos, uma crescente integração se faz lado a lado com uma crescente heterogeneidade".
Na verdade, as organizações surgem devido ao fato dos indivíduos terem objetivo que só podem ser alcançados mediante a atividade organizada, sendo o elemento básico aspessoas cujas interações dão forma à organização. Dado que a interação das pessoas é condição necessária para a existência duma organização, o êxito ou o fracasso destas está determinado pela qualidade das interações dos seus membros: interações individuais, indivíduo e organização, organização e outras organizações, e a organização e o seu ambiente total.
A relação indivíduo-organização não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importância da psicologia
  • Importancia da psicologia
  • importancia da psicologia
  • a importância da psicologia
  • A importância da psicologia
  • A psicologia e sua importancia
  • A importância da Psicologia.
  • Importância da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!