A importância da prosa de padre antônio vieira

Páginas: 3 (509 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A importância da prosa de Padre Antônio Vieira.

De acordo com o material da Unidade 2, a principal riqueza de Vieira consistia em sua retórica, característica que lhe rendeu notoriedade emagnitude em seus sermões no período da Restauração.

Tinha habilidade em retratar as passagens da Bíblia com uma linguagem mais compreensível aos ouvintes, em oposição ao estilo cultista, visto que a seuver esse era o objetivo para uma evangelização eficaz a todas as classes.

Na obra estudada percebe-se a maneira que ele inseriu temas de cunho moral, como a vaidade, o orgulho e principalmente ahipocrisia, todos sutilmente mas com uma medida suficiente, entranhados entre os trechos da Bíblia, o que fazia com que o conteúdo com certeza fosse absorvido de forma profunda pelos ouvintes, eprincipalmente no que se referia à conduta de pregadores e os frutos da evangelização naquele tempo, tarefa imprescindível para a estabilidade da Igreja.

Podemos relacionar o sentido de seus sermões e aatualidade observando seu poder de persuasão, e como ele chamou a atenção para seu ideal visto que não concordava com o modelo predominante da época.

De maneira inteligente, levantou questões sociaise pessoais cujas quais ele mesmo se enquadrava, e aproveitando-se do público seleto no momento desse sermão, (o Sermão da Sexagésima foi pregado na Capela Real, em Portugal, então podemos concluirque o auditório era particular, composto por católicos da nobreza portuguesa da época), buscou atingir seu alvo que era a tranformação das condutas dessas pessoas, visando seu interesse que no caso eraa aplicação do verdadeiro evangelismo segundo as escrituras sagradas.

Podemos perceber com a obra de Pe.Vieira o valor de uma excelente retórica quando revestida de habilidade e conhecimento, poiscom esses quesitos podem-se expor ideais de maneira clara e eficiente, seja qual for o objetivo.

Na atualidade, a habilidade com as palavras é usada para mobilização de massas, ora por interesses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Padre Antonio Vieira
  • Serm O Padre Antonio Vieira
  • Padre Antônio Vieira, sermoes
  • Padre António Vieira
  • Padre Antonio vieira perguntas
  • Padre Antônio Vieira
  • Padre António Vieira
  • Padre Antonio Vieira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!