A importância da política pública em nosso cotidiano

Páginas: 10 (2456 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
A importância das políticas públicas em nosso cotidiano

INTRODUÇÃO
Nas Ciências Sociais diversos determinantes como: política, ideologia, economia, saúde, trabalho, educação e tantos outros estão imbricados na contextualização da sociedade. Que por sua vez é constituída por indivíduos divididos em classes sociais que identifica a divisão social do trabalho. Com a Crítica da Economia Políticade Marx no século XIX consolidam a reflexão sobre O Sistema Capitalista, suas formas de produção e expropriação do trabalhador. A reflexão sobre concepções de mundo e verdade que ‘socialmente’ são construídas como absolutas no processo de dominação que gerencia as práticas sociais. Na historicidade do desenvolvimento das sociedades o dinheiro desde antiguidade desenvolve uma relação unilateral asnações comerciais. O sistema monetário situa a riqueza no dinheiro. Como isso à generalidade atribuída aoTrabalho acarreta uma indiferença em relação às especificidades de cada trabalho.
Desta forma os indivíduos podem desenvolver múltiplas atividades, podendo oTrabalho ser organizado em categorias, que pretendem produzir riquezas em geral.A divisão social do trabalho caracteriza uma condição dedominação onde o trabalhador submetido às exigências do sistema de produção e de quem os detêm. O capital neste sentido compõe um conglomerado: trabalho assalariado, modos de produção, extração de mais valia, dentre outros determinantes inerentes ao modo de produção capitalista.
É importante considerar que um modo de produção da existência humana só existe quando as relações sociais asseguram aunidade entre o econômico e o político numa mesma direção. Com o capitalismo isso não é diferente. As relações sociais capitalistas produzem a existência humana a partir de diferentes mediações, entre eles, pela produção de mercadorias, pela divisão de homens e mulheres em classes e frações de classes, pelas formas de organização política e pela sociabilidade. Considerando a especificidade docapitalismo, a chamada “sociedade civil ativa” da Terceira Via, expressão do espaço da colaboração, do ativismo social e das individualidades, é na verdade uma apreensão abstraída do mundo real em que vivemos, por isso,somente alterações parciais nas relações de poder não podem ser interpretadas como alteração nas relações sociais em seu conjunto, como sugere a Terceira Via (MARTINS,2008:26) Aconstrução de uma concepção de mundo adequada ao contexto do novo imperialismo no Brasil vem, portanto, demandando à classe dirigente/dominante a formação de uma nova camada intelectual via uma escolarização e uma formação política renovadas. Desse modo, a construção de uma nova sociabilidade pautada na participação como colaboração de todos em prol de uma harmonia social vem-se dando sob a batuta deEstado educador, em duas frentes fundamentais: a educação política, difundida pela crescente atuação social empresarial no país, e a educação escolar das novas gerações de trabalhadores e cidadãos brasileiros (NEVES, 2010:86).
Para a formação dos profissionais de saúde cabe destacar a mecanização do trabalho como problemática estrutural de uma formação aligeirada, desprovida de embasamentocientífico e reflexão crítica do contexto social. E no final de século XX e início do novo século, novos ‘programas de formação’ foram reconfigurados e norteados pela pedagogia das competências. O contexto de Reforma Sanitária da década de oitenta e consolidação das Leis do Sistema Único de Saúde (SUS) pautados no olhar ampliado de promoção, proteção e recuperação da saúde não foi suficiente para agarantia da saúde como um direito de todos e dever do Estado.
DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO E SUPERAÇÃO DA POBREZA:
Apesar de, na média, os países da América do Sul se encontrar numa posição macroeconômica mais sólida em relação à crise atual do que no passado a necessidade de uma resposta urgente às demandas sociais se mantém. A estabilidade macroeconômica alcançada não protege a região da ameaça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas aplicabilidade e importancia
  • a importancia das politicas publicas para educação
  • A importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas
  • a importância do monitoramento e elaboração de projetos para efetivação das Políticas Públicas.
  • A importância dos indicadores na construção de políticas públicas e sociais
  • Resenha POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO-a importância para o desenvolvimento do Maranhão
  • Importancia e aplicabilidade das politicas publicas em nosso dia a dia
  • A importância dos valores frente à necessidade das políticas públicas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!