A importância da pesquisa para o exercicio do profissional de contabilidade

Páginas: 6 (1252 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
ANTONIO FRANCISCO DE SOUSA

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O EXERCÍCIO DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
Paper apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa do curso de Ciências Contábeis da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco para obtenção da 2ª nota. Profª. Orientadora: Marineis Merçon

São Luís 2007

2

RESUMO Discussão acerca da pesquisa para o exercício do profissionalda contabilidade e sua importância para o desenvolvimento econômico e social das organizações. Aborda-se sobre a pesquisa na contabilidade e como esta mantém o profissional atualizado dentro da área que atua e outras áreas ligadas à contabilidade, capacitando-o a controlar, descrever e explicar o patrimônio e suas variações com eficiência. Palavras-chave: Pesquisa; Técnicas; ProfissionalContábil.

3

1 INTRODUÇÃO Ao iniciar a vida escolar, adquire-se a prática de pesquisar. Pesquisa-se para resolver exercícios, escrever textos e fazer redações. A pesquisa passa a ser uma atividade desde o ingresso na escola. O ato de pesquisar é muito importante para a aprendizagem e produção de conhecimento científico. É através de pesquisas que se encontram informações e conhecimentos paratornar-se mais desenvolvido intelectualmente. O profissional contábil, como outros profissionais, no decorrer do curso e de toda sua vida profissional, precisa fazer pesquisas para que possa absorver novas informações e conhecimentos. A pesquisa permite ao profissional contábil dominar novos assuntos e novas técnicas, bem como desenvolver os que já conhece. Neste trabalho, descreve-se até que ponto apesquisa é importante para o profissional da área contábil. 2 A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO Na academia, tem-se como objetivo desenvolver o espírito científico e a prática de trabalhos técnicos. Entretanto, nada se consegue sem a utilização de estudo e pesquisa sistemáticas através de métodos e técnicas adequadas. Para Koche (2002, p.29):
O conhecimento científico surge danecessidade de o homem não assumir uma posição meramente passiva, de testemunha dos fenômenos, sem poder de ação ou controle dos mesmos. Cabe ao homem, otimizando o uso da sua racionalidade, propor uma forma sistemática, metódica e crítica da sua função de desvelar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo.

A primeira etapa que o aluno universitário precisa vencer para se tornar umestudioso é conhecer e utilizar formas que facilitam os seus estudos e pesquisas. O ensino superior exige: • • Autonomia no processo de aprendizagem; Projetos de trabalhos apoiados em material didático e científico, constituído em bibliografia especializada.

4

Isso leva a refletir sobre a questão de uma biblioteca pessoal, pois o hábito de utilização de cópias dificulta a formação de acervospessoais. A assinatura de revistas é também um hábito a ser cultivado, uma vez que os relatórios de pesquisas antes de aparecerem nos livros são publicados em revistas e jornais. As revistas também oferecem a oportunidade de se ampliar a bibliografia sobre determinados assuntos. As universidades possuem bibliotecas, o estudante deve freqüentá-las e explorá-las. As bibliotecas são organizadas no sentidode auxiliar os leitores e pesquisadores, seus acervos são classificados por assuntos, títulos e autores, por ordem alfabética. Muitas bibliotecas estão informatizadas, oferecendo uma organização mais moderna, facilitando a vida do pesquisador. 3 PESQUISA E O PROFISSIONAL CONTÁBIL O profissional contábil precisa desenvolver o hábito e técnicas de pesquisa, para que assim possa exercer comfacilidade e precisão sua profissão. As tarefas de pesquisas não se encerram com o curso de contabilidade. O profissional deve continuar com atividades de pesquisas. Através da pesquisa, o profissional contábil se mantém atualizado com o mundo acadêmico e profissional, sempre conhecendo as últimas novidades de sua área. Pesquisando, o profissional contábil mantém sua formação atualizada; pois com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importância da ética no exercício profissional
  • A importancia do exercicio profissional de enfermagem
  • A importância da ética no exercício da contabilidade
  • A importância da ética para o exercício do profissional contábil
  • A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
  • Importância da valorização do profissional de contabilidade na gestão
  • Importância da Psicologia na formação do profissional em Contabilidade
  • A importância do plano de negócio para o profissional de contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!