“A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA: PARCERIA QUE FORTALECE A APRENDIZAGEM”

Páginas: 13 (3196 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - IE
PEDAGOGIA DIURNO - 2º ANO
FUNDAMENTOS DE PESQUISA
PROF.ª GIONARA TAUCHEN





ARTIGO:
“A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA: PARCERIA QUE FORTALECE A APRENDIZAGEM”



ELISABETE RECHIA BARBOZA: 53476
JULIANE VINAGRE: 54913




RIO GRANDE, ABRIL 2013.
“A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NAESCOLA: PARCERIA QUE FORTALECE A APRENDIZAGEM”

RESUMO
Considerando os estudos referentes à participação dos pais na vida escolar dos filhos e sua importância para a aprendizagem, objetivamos investigar as percepções que os educadores têm sobre o envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos e identificar as contribuições que a relação pais/escola proporciona aos educandos. Realizamos umapesquisa qualitativa com a professora e os pais, utilizando uma entrevista com a professora do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), e um questionário que foi entregue aos pais dos estudantes da turma, a fim de verificar como ocorre este processo de participação dos mesmos. As perguntas foram elaboradasa partir das inquietações que permearam nossa pesquisa, visando responder os objetivos propostos.
Através deste trabalho de pesquisa pudemos ver que, participar da vida escolar das crianças vai além de simples reuniões de pais para entrega de notas, é vivenciar uma etapa de suas vidas e colaborar para que sua aprendizagem possa ser efetiva.

Palavras – chave: pais; alunos; participação;aprendizagem; escolar.

Considerações iniciais

A participação e o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos não diz respeito somente a reuniões para entrega de boletins ou para falar do comportamento dos alunos. Vai muito além! Pais interessados, preocupados com a aprendizagem dos filhos, ainda que não possam estar presentes diariamente, ainda que não tenham estudo suficiente paraauxiliarem seus filhos nas tarefas escolares, podem contribuir de forma positiva melhorando seu rendimento na escola.
Através deste trabalho buscamos investigar as percepções de uma educadora e dos pais dos seus alunos, sobre a influência e os processos de participação familiar na vida escolar das crianças e identificar as contribuições que a relação pais/escola proporciona aos educandos. A pesquisa deabordagem qualitativa teve como instrumentos um questionário aos pais e uma entrevista com a professora da referida escola.



Resultados e discussões
Ao entrevistarmos a professora do 4º ano da E.M.E.F. Cidade do Rio Grande –Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente CAIC verificamos que a participação dos pais na escola é fundamental para um bom desempenho escolar das crianças,mas não é isso que acontece na escola onde realizamos nossa pesquisa, apesar das oportunidades oferecidas naquele ambiente escolar. De acordo com a entrevista concedida pela professora:
As famílias participam muito pouco, na realidade, a gente proporciona momentos que eles participem das reuniões sem ser reunião só pra entrega de boletins, o que não vai ser a queixa o nosso objetivo de fazer asreuniões. Nossa preocupação é que os pais participem.
Uma escola que se preocupa com a aprendizagem dos seus alunos busca um trabalho conjunto com a família. Quando perguntado à professora do 4º ano do CAIC sobre quais deveriam ser as contribuições dos pais para a educação escolar dos filhos, notamos em sua fala uma inquietação pela “não presença” dos pais na escola: “as famílias que participavamantes das reuniões e estavam sempre presentes na escola, não estão hoje, por causa do trabalho. Então é complicado, porque a gente quer que a família esteja.”
De acordo com a primeira pergunta feita à professora, já podemos perceber que a participação dos pais na escola está muito aquém do desejado, pois relata que
se a família tivesse o mesmo objetivo que nós, professores, conseguiríamos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da parceria entre a família e a escola na aprendizagem
  • RESUMO
  • A participação dos pais na escola
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO “A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA”
  • A Importância Da Parceria Escola E Família
  • A importância da parceria escola/família
  • Escola de pais aprendizagem de filhos
  • Relação Família-Escola e Participação dos Pais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!