A importância da oratória na prática do assiste social

Páginas: 6 (1445 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Escola de Serviço Social

R E L A T Ó R I O

Tema: Curso de oratória

Guilherme Silveira Garcia

Contagem
2009

Guilherme Silveira Garcia

R E L A T Ó R I O
Mini-curso de Oratória

Relatório apresentado à disciplina de seminários Temáticos da Escola de Serviço Social da PontifíciaUniversidade Católica de Minas Gerais.

Professora: Débora Maria David da Luz.

Contagem
2009

A oratória

Não há precisão em quando e como nasceu a oratória. O que sabemos é que alguns historiadores levantaram diferentes hipóteses, entre as quais a de que ela nasceu quando o homem primitivo desenvolveu a fala com o intuito de preservar a vida em grupo.A arte da oratória teve origem na Sicília, no séc. V a.C. Entretanto, foi em Atenas, especificamente na Grécia, que houve campo fértil para seu desenvolvimento. Os sofistas foram os primeiros a dominar com facilidade a palavra e desenvolviam seu aprendizado praticando leituras em público, fazendo comentários sobre poetas e promovendo debates.
Apresentação - É uma ferramenta de comunicação muitopoderosa que deve ser adequada à personalidade do orador. As imagens devem ser usadas com parcimônia, isto é com prudência. Embora se diga que uma figura vale por 1000 palavras, é preciso verificar se ela não está deixando a inteligência inativa.

A importância de a Oratória na prática do assiste Social

Introdução

O objetivo desse relatório é descrever de forma sucinta qual foi acompreensão do acadêmico Guilherme Silveira Garcia sobre o mini-curso de oratória realizado na PUC-Contagem, ministrado pelo especialista em oratória e consultor de liderança o Sr. Wilson Martins, ocorrido nos dias: 20 e 26 /10 e 03 e 11/11 de 2009. Inicialmente será apresentado um breve comentário segundo a visão do acadêmico, sobre o curso. No segundo momento, serão apresentados algunsconceitos considerados como mais relevantes sobre o ponto de vista do estudante e qual seria sua relação com a prática do curso de serviço social. No terceiro momento, a partir de uma análise critica e compreensiva do aluno, será descrita qual a importância hoje, da oratória na vida profissional das pessoas. Para finalizar serão apresentadas algumas considerações que justifiquem a introdução da oratóriana formação acadêmica do futuro assistente social e o que isso agregaria de valor aos resultados das intervenções demandadas a esse profissional.

Desenvolvimento

Comentando o curso. Percebeu-se que apesar da pouca carga horária disponibilizada ao ensino e aprendizagem, valeu a pena participar. Seus conteúdos foram muito ricos. As informações foram repassadas de forma muito eficazpelo professor Wilson Martins. A forma de o professor relacionar as informações com a área do serviço social traduzia-se num facilitador o qual, concomitantemente, convertia os conteúdos em conhecimentos.
Roupagem nova. Foi o titulo dado pelo professor para reapresentar, diferentemente, o texto anterior mantendo a ideia principal. Segundo o professor Wilson, seu objetivo foi demonstraraos alunos que o orador  pode estar trabalhando o mesmo assunto de forma diferenciada sem perder o foco. Caso no futuro tenham que desenvolver um trabalho em uma comunidade, poderão "inovar" no assunto que será tratado cotidianamente. O professor estimulou todos a se tornarem palestrantes, dando dicas e ensinando estratégias de como montar um seminário, desenvolver temas, inovar no sentido deconvencer e persuadir. Afinal, induzir mudanças na vida  das pessoas atendidas pelo  assistente social, e são cada vez mais necessárias. .
Em relação aos conceitos considerados de relevância, e que tem direta ou indiretamente alguma relação com a formação e a prática do serviço social, podemos destacar algumas frases: O orador não é um formador de opinião, e sim, um indutor de mudanças,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do planejamento na pratico do assiste social
  • A importancia da oralidade na pratica social
  • A importãncia dos indicadores sociais e como se aplicana pratica do serviço social
  • A importância da gestão na prática profissional do assistente social
  • A importancia da gestão na pratica profissional do assistente social
  • Importância da gestão na prática profissional do assistente social
  • Importância da oratória aos profissionais do direito
  • A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL POR MEIO DA ORATORIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!