A IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO NO AMBIENTE COMPETITIVO

Páginas: 12 (2898 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC
ALEXANDRE DE OLIVEIRA SIQUARA ROCHA










A IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO NO AMBIENTE COMPETITIVO










ITABUNA
2013
ALEXANDRE DE OLIVEIRA SIQUARA ROCHA










A IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO NO AMBIENTE COMPETITIVO

Artigo Científico apresentado à Faculdade de tecnologia e ciências – FTC, como requisito parcialpara a conclusão da matéria Negociação.









ITABUNA
2013
SUMÁRIO




















INTRODUÇÃO


A negociação tem sido cada vez mais importante no mundo competitivo em que vivemos. A capacidade de negociar exige muita experiência, habilidade, atenção, conhecimento e principalmente ética do negociador. Não é tão fácil encontrar atualmente no mercado umprofissional que possua todas essas habilidades e no ambiente econômico tão competitivo e dinâmico dos tempos atuais, as empresas precisam ter uma estrutura organizacional sólida e com a cultura de incentivar os trabalhos em equipe, onde algumas decisões possam ser tomadas em grupos, o que motiva os profissionais a tornarem cada vez mais presentes em suas vidas à capacidade de negociar.

Mas quehabilidades um bom profissional precisa ter para negociar? Como se dá um processo de negociação eficiente? Quais os benefícios que uma negociação bem feita pode trazer para uma organização? O presente artigo tem o objetivo de abordar alguns aspectos da negociação e as habilidades que um bom negociador precisa ter para ser um profissional diferenciado no mundo competitivo, mostrando os benefíciosou prejuízos que uma negociação pode causar em uma organização.












1. DESENVOLVIMENTO


1.1 Origem da negociação


De acordo com Rosalen e Dos Santos (2004), o termo negociação tem origem no latim negocium, onde Nec significa nem ou não, e ocium significa repouso. A negociação é vista como uma atividade trabalhosa ou difícil. Nada mais do que a verdade, já que paranegociar é preciso ter muita competência e habilidade, caso contrário à pessoa pode acumular vários fracassos tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Segundo Barbosa (2007), antigamente os conflitos eram decididos a partir do instinto das partes envolvidas na negociação ou até mesmo na imposição da força. Naquele período, o poder da coação era muito utilizado. Com a evolução dahumanidade, aliado a globalização e a competitividade, a negociação foi ganhando força e foram desenvolvidas várias técnicas e maneira de se negociar de maneira eficiente.

Para Rosalen e Dos Santos (2004), atualmente as organizações de todos os portes vem enfrentando cada vez mais desafios no mundo globalizado. A negociação tem sido presente em quase todos os momentos nas organizações ou na vida daspessoas que são colaboradores das mesmas. Negociações estratégicas e eficientes são cada vez mais importantes no sucesso das empresas.


1.2 O início da negociação


Segundo Rodrigues e Oliveira (2005), uma negociação tem origem a partir de um problema, que visa uma solução. Para que o processo de negociação tenha inicio, é necessário que uma das partes tenha interesse em resolver umdeterminado problema, pois no processo de negociação precisa haver duas ou mais partes envolvidas que tenham interesse em negociar com o objetivo de chegarem a um acordo.

Para que se inicie uma negociação, o problema tem que ser discutido entre as partes envolvidas, onde as mesmas que estão negociando necessitam colocar em pauta seus interesses, para que se chegue a um objetivo. Se alguma das partesnão tiver interesse em negociar, nunca se terá um acordo. É muito difícil que exista uma negociação sem que ambas as partes tenham que abrir mão de algum interesse, mas no processo de negociação, quem tiver melhor estratégia, mais habilidade e souber interpretar melhor a postura do outro conseguirá obter no final o resultado esperado.


1.3 O negociador


O negociador precisa conhecer os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da identificação dos custos da qualidade num ambiente competitivo
  • Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos
  • Ambiente competitivo dos restaurantes vegetarianos
  • A importância dos jogos competitivos
  • Negociação A importância da Negociação na Comunição
  • As empresas e o ambiente competitivo
  • A importância da negociação
  • A importância da negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!