a importância da motivação para o aumento da produtividade nas empresas

Páginas: 16 (3977 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A importância da motivação das pessoas nas organizações para obter o aumento de produtividade

Juliana Marques Campos
Julianamarques01@gmail.com
MBA Gestão em Projetos em Engenharias e Arquitetura
Instituto de Pós-graduação – IPOG


Resumo
Este artigo científico tem como objetivo mostrar através de teorias motivacionais que o sucesso em uma organização vai além de boa remuneração parafuncionários, o aumento da produtividade também está ligado a políticas de reconhecimento, segurança, ambiente de trabalho. A motivação será abordada em conceitos e teorias, como:
A interferência da liderança no comportamento das pessoas, a eficiência das organizações com o atendimento das necessidades humana desde fisiológicas a de auto-realização, o individuo passa a ser mais ou menosprodutivo de acordo com a sua personalidade e o meio em que ele trabalha.
Foram questionados funcionários de duas empresas sobre o ambiente de trabalho e também tem uma pesquisa sobre o que as pessoas querem de uma empresa.

Palavras-chave: Motivação, produtividade, ambiente de trabalho.

1. Introdução

 A Revolução Industrial o trabalho manual, foi substituído por máquinas, e as pessoas quetrabalhavam na fabrica só participavam de uma fase da produção. O trabalho se tornava algo contínuo, repetitivo, mecanizado.
 As fábricas não eram ambientes adequados de trabalho,  tinham péssimas condições de iluminação e ventilação. Não havia equipamentos de segurança para os operários, muitos  se acidentavam e contraíam graves doenças. A média de vida dos trabalhadores era muito baixa comparada àde hoje. A jornada de trabalho chegava até 16 horas por dia, sem direito a descansos e férias. Os salários eram baixíssimos, garantindo ainda mais lucros aos proprietários, e a disciplina era rigorosa para manter o aumento da produção. Mulheres e crianças trabalhavam da mesma maneira que os homens, nas mesmas condições, mas o salário mínimo pago a eles era bem mais baixo.
Com a chegada daRevolução Industrial, começou-se a falar em motivação e recompensas para incentivar a produtividade. As organizações perceberam que o individuo precisa ser motivado para produzir mais, e apenas bons salários não era mais suficiente.
Os trabalhadores deixando de ser simples peças e passaram a exigir participação nas decisões,
Hoje, o reconhecimento e satisfação das necessidades sociais estão em alta,as grandes empresas hoje também são as melhores empresas para se trabalhar, pois investe em um ambiente favorável para os seus empregados.
Existem algumas teorias clássicas, além de outras tantas mais atuais, que tentam explicar ou mostrar como é que a motivação surge.
A palavra motivação vem do Latin motivus, relativo a movimento, coisa móvel. Vemos que
A palavra motivação, dada à origem,significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é,
Quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em busca de.
Novos horizontes, de novas conquistas. Ou seja, a motivação pode ser definida como o conjunto.
De fatores que determina a conduta de um indivíduo.

Figura 1 – Trabalho contínuo e repetitivo
Fonte: teoria relações humanas

2. Modelo clássico x Modelohumanístico
Para a abordagem clássica com o intuito de racionalizar o trabalho, os cargos foram fragmentados para obter a melhor padronização possível. Com a fragmentação os operários realizavam movimentos simples e repetitivos, o que facilitou a seleção e treinamento deles. Nessa abordagem o operário era visto como uma máquina. Se o operário fosse treinado, o serviço racionalizado, estabelecido um planode incentivos salariais e criasse condições que eliminassem a fadiga, o resultado seria: a melhor eficiência possível.
Os objetivos esperados não corresponderam com os resultados alcançados.
A abordagem humanística vem para contrapor a abordagem clássica, o operário já não é como máquina, mas como membro de um grupo social. Esse novo modelo tem como foco as condições de trabalho. Nessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MOTIVAÇÃO NO TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUTIVIDADE DO PROFISSIONAL NA EMPRESA ESB EQUIPAMENTOS
  • A importância da motivação dentro das empresas
  • A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NA MELHORIA DA PRODUTIVIDADE NAS EMPRESAS
  • A importância do endomarketing na melhoria da produtividade nas empresas
  • Aumento da Produtividade
  • Aumento da produtividade
  • Motivação e produtividade
  • Análise do aumento da produtividade após a implantação da ferramenta 5s em pequenas e micro empresas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!