A importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem em língua estrangeira

Páginas: 11 (2699 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Elisangela Alves Costa Chaves*

RESUMO

O ensino de língua estrangeira no Brasil, durante décadas, tem sido associado a um estudo necessário, porém secundário nas escolas de forma geral, uma vez que essa disciplina não faz parte das matérias de maior importância no currículo escolar.Essa disciplina tem sido renegada a segundo plano e também permanece com estrutura defasada na dinâmica de ensino, pois não há investimento ou entendimento de que nesse contexto pós-moderno, o uso de uma segunda língua é um grande instrumentalizador para promover não apenas ascensão financeira, mas sobretudo conexão entre culturas diferentes, bem como ampliar a visão de mundo do discente. Opresente artigo buscará entender os mecanismos do processo de ensino-aprendizagem de uma segunda língua e algumas motivações que envolvem as particularidades desse aprendizado, bem como os objetivos de se ensinar e/ou aprender a língua inglesa no enfoque brasileiro.

Palavras-chave: linguagem, ensino, língua inglesa, motivação, interação.




ABSTRACT

For decades the foreign language teachingin Brazil has been associated with a necessary study, but secondary in general schools, since this discipline is not part of the matters of greater importance in the school curriculum. This discipline has been denied to a background and lag structure also stays with the dynamics of teaching, because there is no investment or understanding that in this postmodern context, the use of a secondlanguage is a great instrument to rise not only financial ascension but especially the connection between different cultures, as well as broaden the worldview of the student. This article will try to understand the mechanisms of the teaching-learning process of a second language and some motivations involving its specifics particularities as well as the goals of teaching and/or learning English inBrazilian approach.

Key Words: language, teaching, English Language, motivation, interaction.




* Pós-graduanda em Docência Universitária, pós-graduada em Aconselhamento Cristão pela Faculdade FAIFA, graduada em Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás, professora de inglês do ensino infantil e fundamental. E-mail: elisangelacchaves@hotmail.com
INTRODUÇÃOO ensino de língua estrangeira no Brasil, durante décadas, tem sido associado a um estudo necessário, porém secundário nas escolas de forma geral, uma vez que essa disciplina não faz parte das matérias de maior importância no currículo escolar.
Historicamente, a língua inglesa tem sido ensinada aos discentes de forma repetitiva e sem grande evolução, pois os alunos iniciamaprendendo o verbo to be e saem da escola sem sabê-lo.
Essa disciplina tem sido renegada a segundo plano e também permanece com estrutura defasada na dinâmica de ensino, pois não há investimento ou entendimento de que nesse contexto pós-moderno, o uso de uma segunda língua é um grande instrumentalizador para promover não apenas ascensão financeira, mas sobretudo conexão entre culturasdiferentes, bem como ampliar a visão de mundo do discente.
Existem hoje várias escolas de língua inglesa que proporcionam fluência verbal e escrita da língua através de um estudo dinâmico para aqueles que podem pagar por ele, em apenas 4 ou 5 anos.
Mesmo em escolas particulares do Ensino Fundamental I e II e de Ensino Médio, nas quais o ensino prima pela qualidade, a línguaestrangeira não consegue ser ensinada com a mesma dinâmica e objetividade que acontece em centros de língua e os discentes continuam a repetir frases soltas sem exercer domínio da mesma, apesar de estudá-la por vários anos (mais ou menos 13 anos).
Na escola pública, o problema se repete, a exemplo das escolas particulares, agravando-se em alguns momentos pela falta de material didático...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
  • Motivação no processo ensino aprendizagem
  • O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
  • A importância do lúdico no ensino de língua estrangeira
  • A criança e a língua estrangeira: contribuições psicopedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem
  • O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
  • O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA COMO SEGUNDA LÍNGUA
  • A MOTIVAÇÃO COMO CHAVE PARA O SUCESSO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!