A importância da matemática

Páginas: 5 (1191 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho está dividido em duas partes: teoria e prática de exercícios que tratam respectivamente de uma visão sobre a importância que a disciplina matemática, pode ter na formação do administrador contemporâneo.
Para ser realizada, foram feitas pesquisas a respeito doassunto, leitura de artigos mediante análise de ideias, teorias e a resolução dos exercícios apresentados.
A observação e a análise dos assuntos abordados no trabalho, fez perceber que há problemas que precisam de soluções que não sejam apenas teóricas e passem a fazer parte do campo das ações reais, garantindo a importância real da matemática para a administração financeira.
Trabalhar com amatemática é algo que traz bastante medo a algumas pessoas e desafios para outras. Como futuros administradores é muito importante estarmos percebendo que esta ciência também estará sempre presente em nossa rotina profissional.
É por isso, que a realização desse trabalho é de grande relevância, pois possibilita o aprofundamento nos conhecimentos adquiridos nas aulas do curso e principalmente nosdesafia a testá-los com a resolução dos problemas propostos, unindo assim, a teoria à prática.

2 DESENVOLVIMENTO

A matemática é de grande importância nas empresas para as tomadas de decisões de problemas, lucros, perdas, rentabilidade, investimentos financeiros, bens de capital, compras, vendas, fluxos de caixa, pagamentos e infinitos cálculos que se aplicam em situações empresariais,possibilitando o processo de maximização do lucro de uma empresa através do planejamento agregado.
O juro é uma remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Representa a remuneração do capital emprestado em alguma atividade produtiva. Ele existe porque a maioria da pessoas prefere o consumo imediato e está disposta a pagar um preço por isto.
Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: Simples ouCompostos.
Juros Simples: é o juro de cada intervalo de tempo sempre calculado sobre o capital principal emprestado ou aplicado. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros.
Valor principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado antes de somarmos os juros.
Fórmula: J = P. i. n
J = juros P = principal (capital) i = Taxa de juros n= n. de períodos
Juros Compostos: é o juro de cada intervalo de tempo calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo, ou seja: o juro de cada interalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
O regime de juros composto é o mais comum no sistema financeiro e portanto o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cadaperíodo são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte.
Fórmula: M = P. ( 1 + i) n
M = Montante P = Principal (capital) i (taxa de juros) n = (n. de períodos)
Os juros simples raramente são utilizados: é o caso das operações de curtíssimo prazo e do processo de desconto simples de duplicatas.
Os juros compostos revela-se na maioria das operaçõesenvolvendo dinheiro. Estão incluídas: compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como: caderneta de poupança e aplicações em fundos de renda fixa.
Na matemática, os juros simples e compostos são características das funções de:
Captação = taxa de remuneração da poupança (aplicações financeiras) – agente poupador é o investidor financeiro.
Aplicação = taxade custo de capital (empréstimo) – agente tomador é o investidor econômico.
Conhecimento = conhecimento da estrutura e comportamento de taxa de juros é essencial ao bom aproveitamento das oportunidades de negócio de ambas as partes.

1. Por meio dos cálculos, apresente um montante de juros simples e outro montante de juros compostos, considerando um investimento de R$ 6.4000,00 à taxa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importancia da matematica
  • importancia da matematica
  • a importância da matemática
  • Importância da matemática
  • importância da matemática
  • importância da matematica
  • IMPORTANCIA DA MATEMATICA
  • A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!