A importância da marca para a competitividade das empresas.

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2012
A importância da marca para a competitividade das empresas.

Aluna:
Raquel Gomes


Introdução
O mercado atual é marcado pela busca constante por competitividade. As empresas tem que ter uma marca forte que dêem a seus consumidores uma segurança em relação a qualidade de seus produtos. Os responsáveis pela imagem institucional e pelos próprios rumos estratégicos das empresas devem se manteratentos que marca é o diferencial no mundo dos negócios, seja ela de nomes pessoais ou nomes de marketing.
Marca
A marca é um recurso competitivo essencial em inúmeras situações de negócios, que tem estado no centro da publicidade e das vendas, tendo sua importância reconhecida, desde os primeiros estudos em marketing, como fator de sucesso das empresas no mercado. Porém, só recentemente foraminiciados estudos científicos em busca de aprofundar os conhecimentos acerca das marcas. A gerência de marcas deixou de ser apenas uma ferramenta e tem-se desenvolvido como um importante segmento do marketing. Ela vem aprofundando o conceito cada vez mais através de modernas práticas, com objetivos de consolidação das marcas frente ao atual mercado global extremamente competitivo, disputadopor empresas que surgem de vários pontos do planeta e apresentam suas marcas como cartão de visitas.Portanto a marca é o atrativo principal da empresa é com ela que os fabricantes expressam as características do produto fazendo com que os consumidores se identifiquem e se tornem fieis clientes. Atualmente muitas empresas estão redefinindo suas marcas de forma a expor estes valores, moldando suaimagem institucional em busca de reconhecimento e diferenciação como empresas sólidas por parte de seus clientes, colaboradores e investidores. A marca deve expressar que a empresa tem objetivos bem definidos e estratégias orientadas não somente à disputa por mercados, mas também baseadas em valores éticos, preocupadas com a preservação do meio ambiente e socialmente responsáveis.
Sua importância
Asmarcas podem variar em termos de poder e valor que possuem no mercado. Bedbury (2002) considera a marca o mais importante ativo de uma organização. Em um outro extremo, as marcas são conhecidas pela maioria dos compradores. Assim, há aquelas para quais os compradores devotam alto grau de consciência de marca, em que a maioria dos consumidores não resiste em comprá-las. O valor patrimonial deuma marca está altamente relacionado ao número de consumidores, ao grau de reconhecimento, à qualidade percebida, às fortes associações mentais e emocionais e a outros componentes como: patentes, marcas registradas e canais de relacionamento. A diferença entre um produto e os demais que estão competindo pelo mesmo segmento é a sua marca. O consumidor ao comprar o produto não está só levando oproduto e sim todo um conjunto de valores da marca e de seus fabricantes. As marcas aparecem como uma forte ferramenta competitiva para as empresas, frente aos concorrentes. Estrategicamente, marcas fortes representam um componente da vantagem
competitiva e fonte de futuros ganhos da empresa (DALDAUF, CRAVENS e BINDER, 2003). Para o cliente, de acordo com Wood (2000), as marcas freqüentementeoferecem os principais pontos de diferenciação entre as ofertas competidoras, e dessa forma podem ser consideradas decisivas para o sucesso das companhias. Para Kotler e Armstrong (2004), os consumidores consideram a marca uma parte importante do produto ou serviço. Na verdade, as marcas valorizam o produto ou serviço. Nomes poderosos de marcas têm ‘franquia do consumidor’, ou seja, comandam a fortelealdade dos consumidores. Grande número de consumidores exige essas marcas e recusa substitutas, mesmo quando oferecidas a preços mais baixos. Empresas que desenvolvem ou se associam a marcas fortes estarão resguardadas dos seus concorrentes.
Uma marca consolidada no mercado é um ativo de valor inestimável. As marcas desempenham diversas funções para as empresas que as detém. Um importante papel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DA MARCA PARA AS EMPRESAS
  • A importancia do capital intelectual na competitividade da empresa
  • Competitividade na empresa
  • Competitividade entre empresas
  • competitividade das empresas
  • Competitividade das empresas
  • COMPETITIVIDADES NAS EMPRESAS
  • Competitividade da empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!