A importância da música na educação

Páginas: 8 (1779 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

A música é uma forma de se comunicar e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, através da organização e relacionamento expressivo dado entre o som e o silêncio
não se pode “imaginar um mundo sem som e, se pararmos para analisar”, pois “quase todos os sons que ouvimos durante dia-a-dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia”, e issovai desde os “pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia e tantos outros”
A música na educação
A música desenvolveu na educação um importante papel, sendo afirmado por Weigel (1988) e Barreto (2000) que essa atividade pode contribuir como reforço no desenvolvimento cognitivo/lingüístico,psicomotor e sócio-afetivo da criança (citado em Chiarelli, 2005). Alguns dos pontos principais descritos pelos autores são:
Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico:
A fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, asexperiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente emque vive.
Desenvolvimento psicomotor:
As atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora ealiviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura eda escrita.
Desenvolvimento sócio-afetivo:
A criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a auto-estima e a auto-realização desempenham um papel muito importante. Através do desenvolvimento da auto-estima ela aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações. As atividadesmusicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.
Muszkat (2009) também afirmaque o cérebro humano tem uma predisposição para reagir à música. Somos essencialmente musicais: no ritmo de andar, nos batimentos cardíacos e na fala - que é a música das palavras. A música é importante para o neurodesenvolvimento da criança e de suas funções cognitivas. Sendo assim é importante mencionar que a música já esta sendo percebida pela criança até mesmo durante a gestação, e que “Oenvolvimento das crianças com o universo sonoro começa antes do nascimento (...)” (Brito 2003, p35), pois, como afirma Fenwick (1998, p23) “Ele é capaz de ouvir sua voz e pode ser acordado por música em volume alto. Talvez prefira algum tipo de música e o demonstre com seus movimentos. E reage com um pulo a ruídos repentinos.”.
Uma das pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Toronto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importancia da musica na educação infantil
  • A importancia da musica na educação infantil
  • A importância da música na educação infantil
  • a importancia da musica na educação infantil
  • A importância da musica na educação infantil
  • A importancia da musica na educação infantil
  • A importancia da musica na educação
  • A importância da música na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!