A Importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança

Páginas: 8 (1941 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA


RESUMO

Este artigo pretende destacar a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança, tem como finalidade mostrar o que ela exerce sob seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo, despertar desde cedo o prazer pela leitura e desenvolver na criança o entender do mundo, onde ela consegueresolver melhor os problemas usando o imaginário e transportando para a vida real, sendo a infância a fase em que a criança apresenta o mais significativo desenvolvimento do conhecimento e através de vivências do grupo, procuramos avaliar esse desenvolvimento da criança , sua relação com a literatura e a forma que vem sendo trabalhada em sala de aula pelos professores.Usaremos como metodologianossas vivências nos estágios, pesquisas através de livros e sites relacionados ao assunto, entrevistas com professores, coordenadores, gestores e pais de alunos para podermos assim chegar a uma conclusão, aprimorando o nosso conhecimento para podermos trabalhar com as crianças.

Palavras- chave: Literatura, desenvolvimento, prazer, leitura, criança.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivoapresentar a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança.
No Capítulo 1, descreveremos a história da Literatura Infantil que começou no século XVIII, onde a criança passa a ser vista como criança, e não mais como adulta. No início as crianças nobres liam clássicos e as pobres lendas e contos folclóricos.

No Capítulo 2 discutiremos sobre o surgimento das primeirasLiteraturas Infantis e seus autores. No mundo, os primeiros livros direcionados para o público infantil foram: Charles Perrault, La Fontaine, Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen. No Brasil, o primeiro escritor foi Monteiro Lobato.
Na década de 1970, aconteceu a explosão da literatura infantil, no Brasil, aí surgiram vários autores, como: Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo, Ligia Bonjunga Nunes, entreoutros.

No Capítulo 3, falaremos sobre a importância da literatura para o desenvolvimento da criança, que tem como função, além do lúdico, atuar sobre o indivíduo instruindo-o, modificando comportamentos, expandindo emoções, ampliando suas percepções.

No Capitulo 4, a importância da escolha dos livros para as crianças. As histórias infantis apresentam categoria de valores eternos, queajudará a enfrentar os problemas cotidianos com coragem e equilíbrio até a fase adulta e levará consigo esses valores para sempre, desde que sejam escolhidos de acordo com a faixa etária correta das crianças.

No Quinto Capítulo faremos uma discussão a respeito da forma com que o professor lida com a Literatura.

DESENVOLVIMENTO

A leitura é de extrema importância para a formação do saber dascrianças e através da leitura que elas entram em contato com o imaginário, com o mundo das letras tomando gosto assim pela leitura e tendo prazer em fazê-las.
Para fazermos nosso artigo nos baseamos no conceito da escritora Nelly Novaes Coelho:
A literatura, e em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, sejano espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola.
(Nelly Novaes Coelho, In: http://www.sitedeliteratura.com/Infantil/conceito.htm)

A história da literatura infantil, surge na Idade Média em que a criança era vista como um “adulto pequeno”, a criança não tinha um mundo próprio, vivia no mundo do adulto, eles trabalhavam, participavam da vida política,testemunhavam guerras, doenças e mortes.
Sentimentos afetuosos não existiam para com as crianças, a figura da mãe não era presente nos primeiros anos de vida delas, só em 1660 a 1880 a mãe passa a ter um grande significado na vida da criança.
No século XVII os protestantes queriam que as crianças fossem domadas pela educação religiosa, foram eles que escreveram os primeiros tratados de pedagogia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
  • A importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança
  • A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
  • A importancia da literatura infantil no desenvolvimento da criança
  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL COMO PARTE DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!