A importância da leitura da educação infantil segundo emilia ferreiro

Páginas: 8 (1926 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
A LINGUAGEM E A REPRESENTAÇAO CARTOGRAFICA

Christiane de Matos Pinto
PROF: Leonardo Rodrigues
Centro Universitário Leonardo da VINCI-UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia Turma (PED 0090) Pratica do Módulo V
27-11-2012

Resumo

Pensar e compreender o real através das ações e essencial para a leitura e entendimento do mundo real. A observação, a percepção, a analise conceitual e asíntese das representações cartográficas possibilitam pensar significativamente o conhecimento do espaço geográfico. E possível perceber que o estudo da linguagem cartográfica vem, cada vez mais, reafirmado sua importância desde o inicio da escolaridade. O estudo das representações cartográficas contribui não apenas para que os alunos compreendam mapas, mas também desenvolvam capacidades relativas àrepresentação do espaço. Os alunos precisam ser preparados para que construam conhecimentos fundamentais sobre essa linguagem,como pessoas que representam,codificam o espaço e como leitores, das informações expressas. Este trabalho e de pratica simulada que demonstrará a importância da cartografia no ensino-aprendizado de geografia, e demonstrar a real preocupação dos professores que vão, emdiferentes lugares e ritmos, construindo um saber necessário, para transmitir aos seus alunos.

Palavra-Chave: Representação Cartográfica. Ensino e aprendizagem. Da Geografia.



1. INTRODUÇÃO

A Geografia continua sendo uma ciência com ebulições variadas em deu âmbito. Ao geógrafo cabe procurar indentificar-se escolher, articular com uma ou outra perspectiva metodológica de ensino,analisando o conjunto global ou as categorias setoriais dos fenômenos. Há muito tempo, discutem-se em congressos, seminários e colóquios, temas sobre o ensino de geografia. As concepções de cada época influenciam a metodologia de ensino. Como se sabe, a obra de Carvalho, de 1925 – professor do Colégio D.Pedro II do Rio de Janeiro influenciou muito as concepções de ensino desta disciplina.

Em1946, coube ao departamento de geografia da USP, papel importante no desenvolvimento do ensino da ciência geográfica. O IBGE também contribuiu imensamente nessa área, com divulgação que chegaram as principais cidades brasileiras e serviram como referencial bibliográfico de ensino.

No período de 50 a 70, o ensino de geografia no Brasil foi influenciado por Aroldo de Azevedo através da suaprodução sobre a geografia, dita descritiva ou tradicional, apresentadas em suas obras e livros didáticos muitos utilizados nas escolas na época.

A partir da década de 70, intensificou se no Brasil a reflexão sobre a proposta teórico-metodologica, sendo o positivismo clássico e o historicismo questionada pelos geógrafos teoreticos da geografia quantitativa. Em 1976, a obra de Lacoste, “ AGeografia – isso, serve em primeiro lugar, para fazer a guerra”, questiona a forma como foi trabalhado o ensino e revela a postura do Estado como dominador, que contra o saber, enquanto ao cidadão revela-se o saber fragmentado.A partir disso,os geólogos atribuem maior importância ao conteúdos e nas abordagens da geografia. Este trabalho e de pratica simulada que demonstrará a importância dacartografia no ensino-aprendizado de geografia, e demonstrar a real preocupação dos professores que vão, em diferentes lugares e ritmos, construindo um saber necessário, para transmitir aos seus alunos.

2. CARTOGRAFIA NO ENSINO

A Cartografia na Pré – historia era usada para delimitar território de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeiras, em forma dedisco liso, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C) que construíram as bases da moderna cartografia com o globo como forma, e o sistema de longitude e latitude. Ptolomeu desenhava os mapas em papel, situando o mundo dentro de um circulo, sendo imitado na maioria dos mapas feitos ate a idade media. Foi só com a Era dos Descobrimentos que os dados coletados durante as viagens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educacao segundo emilia ferreiro
  • o processo de educação segundo Emília Ferreiro
  • Hipóteses da Escrita Infantil
  • A importância da leitura na educação infantil
  • A importância da leitura na Educação Infantil
  • A importância da leitura na educação infantil
  • a importancia da leitura para educação infantil
  • A importância da Leitura na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!