A importância da governança corporativa na gestrão deas empresas

Páginas: 19 (4620 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2011
VI SEMEAD ESTUDO DE CASO
FINANÇAS

A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA
GESTÃO DAS EMPRESAS – O CASO DO GRUPO ORSA

Ramon Martinez Ribeiro Neto
Bacharel em Administração de Empresas
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
Rua Cel. Ferreira Leal, 314 São Paulo - SP
e-mail: r.martinez@zipmail.com
Telefone: (11) 3733-4481

RubensFamá
Professor Doutor da FEA-USP
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
Rua Morás, 656 5º andar São Paulo - SP
e-mail: rfama@usp.br
Telefone: (11) 3814-8152

A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA GESTÃO DAS EMPRESAS – O CASO DO GRUPO ORSA

Resumo: Os grandes escândalos financeiros, envolvendo diversas corporações nos EUA que causaramprejuízos incomensuráveis ao mercado, despertaram a atenção da sociedade em geral para a relevância do estudo da governança corporativa. A solução para o conflito de agência e o aprimoramento dos mecanismos de gestão estão no cerne do debate sobre o tema. No Brasil, a discussão é mais recente. No país, ainda predomina a gestão familiar e pouco profissionalizada. O objetivo deste artigo é analisar asteorias e a evolução da governança corporativa aplicados na gestão de uma holding brasileira - O Grupo Orsa – visando identificar os benefícios advindos das boas práticas de governança corporativa para a gestão das empresas e para a sociedade como um todo.

Palavras-Chave: Governança Corporativa, Eficiência na Gestão, Proteção aos Investidores.

Nos últimos meses, o tema governança corporativaganhou notoriedade mundial. Os grandes escândalos financeiros, envolvendo diversas corporações nos EUA que causaram prejuízos incomensuráveis ao mercado, despertaram a atenção da sociedade em geral para a relevância deste assunto.
A governança corporativa está relacionada à gestão de uma organização, sua relação com os acionistas (shareholders) e demais partes interessadas (stakeholders): clientes,funcionários, fornecedores, comunidade, entre outros. Sua essência está baseada em mecanismos de solução para o conflito de agência, decorrente da assimetria informacional e conflito de interesses entre as partes envolvidas.
O movimento pela governança corporativa teve seu início em meados da década de 80 nos EUA. Os grandes investidores institucionais passaram a se mobilizar contra algumascorporações que eram administradas de maneira irregular, em detrimento aos acionistas. Esse movimento foi se expandindo pelo mundo, chegando à Inglaterra, inicialmente, e depois se estendendo pelo resto da Europa.
No Brasil, essa corrente é mais recente. Começou a partir de 1999, com a criação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do primeiro Código Brasileiro da Melhores Práticasde Governança Corporativa, e vem crescendo significativamente. Também a reforma da lei das sociedades anônimas em 2001 promoveu um considerável avanço nos padrões de governança na legislação brasileira.
A importância da governança corporativa não se concentra apenas em disciplinar as relações entre as diversas áreas de uma organização ou com partes externas. A implementação das boas práticas degovernança corporativa possibilita uma gestão mais profissionalizada e transparente, diminuindo a assimetria informacional, minorando o problema de agência, procurando convergir os interesses de todas as partes relacionadas, buscando maximizar a criação de valor na empresa.
O objetivo deste estudo é investigar em um caso prático como os mecanismos de governança auxiliam no aprimoramento da gestãoe na relação com as demais partes interessadas. Como as boas práticas de governança corporativa promovem a criação de valor.
A organização analisada foi o Grupo Orsa, holding que atua no segmento de embalagens, papel e celulose e é reconhecida nacionalmente pela sua atuação social através da Fundação Orsa. A empresa vem implementando um programa de gestão baseado nos princípios de governança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da governança corporativa para as empresas contemporâneas
  • A importância da governança corporativa nas empresas modernas
  • A importância da governança corporativa para as empresas contemporâneas
  • A importância da governança corporativa
  • A importância estratégica da governança corporativa
  • Importancia da governança corporativa
  • Avaliação de empresas e governança corporativa
  • Governança corporativa na empresa bovespa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!