A importância da ginástica na dança, na luta e no yoga

Páginas: 5 (1015 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2013
... NA LUTA


No início do século XX, os métodos ginásticos europeus já haviam chegado ao Brasil com toda força, com as mesmas finalidades de seus países de origem qual seja: disciplinar corpos para o trabalho em fábricas, melhoria da saúde (higienização) e
melhoramento da raça (eugenização).
Dentro desta concepção de ginástica, provinda da instituição militar, aparecem as primeiraspropostas de transformar a Capoeira (luta) em ginástica nacional.

A luta, que era apenas uma modalidade esportiva, hoje em dia passa a ser um método de alcançar qualidade de vida, condicionamento físico e beleza estética nas próprias academias de ginástica. O que vemos, é a luta como forma de ginástica: jiu-jitsu, boxe, krav-maga, etc. E a ginástica em forma de luta (exercícios de maneira adaptada):aeroboxe, body combat, body attack, e outros.


(“) Na luta incessante das academias por novos alunos, tão vigorosa quanto a luta incessante dos alunos por menos quilos, a estrela do momento são as ginásticas inspiradas em artes marciais, num misto de golpes de combate com pulinhos e requebros sem um pingo de violência – a não ser, claro, a do gordinho contra a própria barriga. A última novidadeé o chuta-esmurra (o ar) do body combat, que acaba de chegar ao Brasil e deve ser oferecido em mais de 600 academias até o meio do ano. Criado na Nova Zelândia, o programa mistura movimentos de caratê, boxe, tae-kwon-do e tai chi chuan ao ritmo de aeróbica e a tudo a que ela tem direito: música alta e um professor gritando na frente da turma. "As artes marciais animam as aulas", acredita PauloAkiau, professor de educação física e diretor da empresa que representa o body combat no Brasil. "A maioria das pessoas resiste a cumprir um programa regular de exercícios", diz Andréa Vidal, diretora técnica da academia paulista Runner. "São as novas técnicas que as atraem e estimulam." (“)
Rachel Campello (Revista Veja – 01/03/2000)

A Luta acaba perdendo o estigma de violenta e, passa a serforte aliada às demais práticas esportivas e fomentando métodos de ginástica.





... NO YOGA


Uma das principais características do yoga é a flexibilidade. Não que isso seja um pré-requesito para sua prática, no entanto, é o que vemos em academias de ginástica.

Em diversas fontes de pesquisa mostram que o yoga não é ginástica e não é terapia, embora o faça como conseqüência e não comoobjetivo. O objetivo único do Yoga é a iluminação.

Apesar do yoga não ser considerado uma ginástica, a ginástica traria benefícios ao yoga no que diz respeito à flexibilidade. Um dos métodos de ginástica fundamental para a flexibilidade é o alongamento.


(“) Para que possam corrigir sua postura e adquirir alinhamento e equilíbrio, é necessário que o instrutor conheça e aplique leis dabiomecânica até que o aluno adquira a habilidade de descobrir o equilíbrio e o alinhamento através da ação inteligente e natural do próprio corpo. (“)

O yoga como forma indireta de ginástica, pode ajudar a normalizar o peso corporal. Para as pessoas que estão com sobrepeso os exercícios de yoga podem ajudar a alcançar o peso desejado. Além de ajudar muito na respiração, e manter uma excelenteflexibilidade para demais práticas esportivas.


(“) Os frutos da boa prática de yoga não se limitam apenas ao corpo, a mente, o emocional e o espírito do indivíduo, mas se projetam de maneira muito acentuada nas realizações profissionais e pessoais. A tão necessária prosperidade recebe um aliado de primeira grandeza, a harmonia e satisfação existencial também. Em minha opinião, além da saúde,estes últimos são os que mais me trouxeram satisfação ao serem manifestados nas vidas de milhares em muitos paises e principalmente o meu próprio durante estas três últimas décadas de ensinamento e disseminação desta ciência milenar e universal. (“)

Os princípios de equilíbrio e moderação na atividade física e dieta da yoga também podem levar a uma vida saudável.




... NA DANÇA


Não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização de torneio esportivos e festivais de danças, ginasticas e luta
  • ginastica e dança
  • a importância da dança
  • A importancia da dança
  • A importancia da ginastica
  • Capoeira como dança e luta
  • Handebol, Ginásticas e Lutas
  • Ritmo Dança e Ginástica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!