A importância da gestão escolar democrática

Páginas: 9 (2216 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA


RESUMO

Integrar os alunos numa sociedade mais democrática exige da escola a implementação de uma gestão escolar participativa e democrática. Este artigo foi escrito a partir desta ótica, buscando elementos teóricos que expliquem, argumentem e justifiquem a importância de uma gestão escolar condizente com a demanda da nossa sociedade, buscandocompreender como se desenvolve a organização escolar, o trabalho coletivo, a participação da comunidade e como se pode criar novas atitudes que estimulem o progresso. Buscar a coletividade, criar condições de confronto construtivo de idéias, desempenhar com sucesso a função dentro do ambiente escolar e para que isto se concretize, é necessário que o gestor cultive o diálogo e interação, assim, comsegurança, alcançará os objetivos propostos, construindo uma escola participativa e democrática.

Palavras-chave: gestão, democracia, participação, diálogo, comunidade.


1 INTRODUÇÃO

Hoje, esperamos da escola, como sociedade em geral, uma escola de qualidade, e para tanto, ela vem desenvolvendo metodologias que ajudam na gestão, primando pela participação mais ativa da comunidade,ativando parcerias, além da coordenação de ações, tendo em vista o aprimoramento da estrutura da entidade.
A gestão escolar participativa, que visa democratizar o acesso ao ensino público, não apenas à sala de aula, mas a escola como um todo. Esta idéia mostra que a educação é responsabilidade de todos, inclusive da comunidade, que dentro de suas limitações e possibilidades, contribuem noprocesso do ensino público, a transformação de que todos desejam.
A gestão escolar participativa possibilita a participação mais ativa da comunidade, auxiliando nas decisões relativas à instituição, servindo como uma forma da comunidade opinar sobre os elementos que são importantes para a implementação de um ensino de qualidade.
Competência, diálogo, companheirismo ético são requisitospara que o ensino realmente se faça e a aprendizagem se realize. O gestor educacional deve ter o perfil de um administrador democrático da comunidade escolar, orientando seus colaboradores nas tarefas da escola, atendendo às diferenças, desenvolvendo senso de responsabilidade e crítica, onde o diálogo e o espírito de colaboração atuam em conjunto.


2 AÇÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Os avançoscientíficos, grandes conquistas tecnológicas, a pretensão por uma alta qualidade de vida, são marcas da sociedade moderna, frutos do modelo capitalista. Isto também tem se refletido na trajetória do ensino sistematizado escolar, e no decorrer dos anos tem mostrado um crescimento qualitativo da prática pedagógica. A comunidade, em função de suas necessidades e expectativas, faz com que escolabusque qualitativamente atender as demandas da comunidade a qual está inserida.
Na escola, a atuação de todos os envolvidos deve acontecer com competência, para que o ensino realmente se faça e que a aprendizagem se realize, que ocorra diálogo, companheirismo, ética construindo assim um ambiente favorável à aprendizagem.
O caminho é longo, e nisso o gestor escolar deve lembrar que deve-seconviver com buscas, sensibilidades, franquezas, reflexão, colocando-se na condição de assumir a responsabilidade, por seus atos e pelos atos de sua comunidade escolar, frutos de uma tarefa coletiva. A educação é responsabilidade de todos, os resultados devem ser satisfatórios, ou no mínimo, almejar que eles sejam, além de desenvolver a aprendizagem efetiva e significativa do aluno, comcompromisso e interesse.
Segundo NÓVOA (1995, p.35), citado no livro Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico (IESDE p.55, 2003)

“a escola tem de ser encarada como uma comunidade educativa, permitindo mobilizar o conjunto dos atores sociais e dos grupos profissionais em torno de um projeto comum. Para tal, é preciso realizar um esforço de demarcação dos espaços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTOR ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
  • A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
  • AA IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS NAS ELEIÇÕES ESCOLARES
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR
  • Gestão escolar democrática
  • Gestão escolar Democrática e concreta
  • A Utopia da Gestão Escolar Democrática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!