A importância da gestão administrativa na organização hospitalar

Páginas: 90 (22283 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
JORGE LUIZ D’AMBROSIO



















A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ADMINISTRATIVA NA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR
























Fundação Getúlio Vargas


Vitória, ES, 2001.










JORGE LUIZ D’AMBROSIO








A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ADMINISTRATIVA NA ORGANIZAÇÃO HOSPITALARDissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação, Mestrado Executivo da FGV como requisito parcial à obtenção
do grau de Mestre em Administração.
Orientador: Prof. Dr. Luis Cesar Gonçalves de Araújo.










Fundação Getúlio Vargas


Vitória, ES, 2001





EPÍGRAFE“ ‘Estar consciente’ é, em primeiro lugar, um termo puramente descritivo, que repousa na percepção do caráter mais imediato e certo. A experiência demonstra que um elemento psíquico (uma idéia, por exemplo) não é, via de regra, consciente por um período de tempo prolongado. Pelo contrário, um estado de consciência é, caracteristicamente, muito transitório; uma idéia que éconsciente agora não o é mais um momento depois, embora assim possa tornar-se novamente, em certas condições que são facilmente ocasionadas. No intervalo, a idéia foi... não sabemos o quê. Podemos dizer que esteve latente, e, por isso, queremos dizer que era capaz de tornar-se consciente a qualquer momento. Ora se dissermos que era inconsciente, estaremos também dando uma descrição correta dela.Aqui “inconsciente” coincide com “latente e capaz de tornar-se consciente”. Os filósofos sem dúvida objetariam: - Não, o termo “inconsciente” não é aplicável aqui; enquanto a idéia esteve em estado de latência, ela não foi algo psíquico de modo algum. – Contradize-los neste ponto não conduziria a nada mais proveitoso que uma disputa verbal”.


( Sigmund Freud)









RESUMOAs teorias e as práticas administrativas são instrumentos relevantes para que possamos compreender o ambiente organizacional. Importante destacar os vários processos que são submetidos às organizações, para que possam ser discutidos, analisados e reformulados, com a finalidade de não se tornarem ultrapassados pelas rápidas mudanças em que o mundo vem atravessando. É o homem que torna osprocessos de mudanças essenciais à sobrevivência das organizações e ele é quem evolui junto com as transformações por ele mesmo implantadas. Desta forma é que apresentamos este trabalho o qual procura enfocar o homem em seu ambiente profissional, levantando aspectos de sua convivência e participação nos processos de formação e continuidade das organizações.



ABSTRACT



The theories andpractical the administrative ones are excellent instruments so that let us can understand the organizational environment. Important to detach the some processes that are submitted to the organizations, so that they can be argued, be analyzed and be reformulated, with the purpose of not becoming exceeded for the fast changes where the world comes crossing. Its the man who becomes the processes ofessential changes the survival of the organizations and it he is who evolves together with the transformations for he himself implanted. That way it is that we present this work which looks for to focus the man in its professional environment, raising aspects of its life and participation in the formation processes and continuity of the organizations.












AGRADECIMENTOSSeria injusto agradecermos especificamente a uma pessoa ou algumas pessoas, o risco de esquecermos alguém, por falha da lembrança, é muito grande. Quando em um mundo cada vez mais voltado para relações superficiais e sem um conteúdo mais profundo, encontramos pessoas que nos apoiam e nos incentivam, começamos a entender que é preciso buscar constantemente as relações interpessoais, pois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR
  • A importância da TI na gestão hospitalar
  • A importância da gestão de pessoas dentro de uma organização
  • A importância do sistema de gestão da qualidade para a organização
  • A importância da Gestão no rendimento e organização empresarial
  • A importância da gestão eficiente de recursos materiais na área hospitalar
  • A importância da auditoria interna hospitalar na gestão estratégica dos custos hospitalares
  • A IMPORTANCIA DA MENSURAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE NA GESTÃO HOSPITALAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!