A importância da filosofia no ensino fundamental

Páginas: 20 (4794 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2012
A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Eleuza Maria de Souza Avelar
Joana D’arc Felipe Gomes
Wilson Viana

Resumo
O objetivo da presente pesquisa é demonstrar a importância da Filosofia no Ensino Fundamental. Se a Filosofia incide na experiência com o conceito, é importante que aluno tenha a chance de fazer ele mesmo a experiência do pensamento e não somente reportar. Assimsendo, abrir lugares para uma educação filosófica com crianças e adolescentes é, acima de tudo, procurar uma nova posição perante da realidade social. Enquanto disciplina expressiva para o desenvolvimento crítico-reflexivo, a Filosofia abrange a própria disposição de anunciar seus pensamentos, anseios, conceitos, valores e atitudes que incitam o educando a compartilhar ativamente das relações sociais,procurando demonstrar a seriedade dos mesmos para a existência. A filosofia no ensino fundamental convém também para preparar os educandos ao exercício da cidadania no qual se avigora o valor de respeitar os outros, respeitar normas previamente instituídas imprescindíveis para a vida em sociedade. É necessário que se institua um espaço para a Filosofia, desde o ensino fundamental, pois quantomais cedo pôr as crianças em freqüentação com a reflexão filosófica, mais críticos se tornarão. Poderão aprender a reinterpretar a vida, abrindo novas expectativas para um futuro mais eqüitativo e pródigo da sociedade. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo consistiu em um levantamento e análise bibliográfica, acerca do tema proposto, uma vez que este trabalho caracteriza-se como umtrabalho de revisão bibliográfica.

Palavras-Chaves: Filosofia. Ensino Fundamental. Importância. Conceito. Educação.

Introdução

Na educação escolar, a seriedade oferecida às disciplinas mostra um acordo em asseverar o acesso aos saberes organizados socialmente, pois estes se compõem como ferramentas para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da cidadania e a ação no significado dereformular os conhecimentos, as determinações de valores e crenças. Discorrer do ensino da Filosofia, da sua importância, da batalha pela autonomia, é refletir em transformação cultural, em alteração de visão de mundo, de padrões.
Filosofar dentro da organização do ensino fundamental é capacitá-los para a diferença, para a comparação de opiniões. Se a Filosofia incide na experiência com oconceito, é importante que aluno tenha a chance de fazer ele mesmo a experiência do pensamento e não somente reportar. Assim sendo, abrir lugares para uma educação filosófica com crianças e adolescentes é, acima de tudo, procurar uma nova posição perante da realidade social.
Enquanto disciplina expressiva para o desenvolvimento crítico-reflexivo, a Filosofia abrange a própria disposição de anunciarseus pensamentos, anseios, conceitos, valores e atitudes que incitam o educando a compartilhar ativamente das relações sociais, procurando demonstrar a seriedade dos mesmos para a existência.
A partir da introdução do ensino da Filosofia no Ensino Fundamental busca-se desenvolver a prática educativa para o raciocinar reflexivo, permitindo ao professor desprender-se de ações conteudistas erepensar novas e melhores formas de conseguir sua prática pedagógica adequando elementos para uma educação crítica que põe o educando em harmonia com o que está a sua volta, não como simples espectador, contudo como agente e partícipe na sociedade.
O objetivo da presente pesquisa é demonstrar a importância da Filosofia no Ensino Fundamental, além de conceituar a filosofia, analisar a concepção dafilosofia para a educação e discorrer sobre a Filosofia enquanto espaço investigativo na escola.
A presença da Filosofia na escola provoca tanto no professor quanto nos estudantes verdadeiras transformações de comportamento que colaboram para a promoção da auto-estima, levando a comunidade escolar a ajuizar sobre a importância à individualidade dos outros. A filosofia no ensino fundamental convém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importancia do ensino da filosofia para o ensino fundamental
  • A importância da Arte no ensino fundamental
  • A importância da leitura no ensino fundamental
  • A importância da leitura no ensino fundamental
  • A importância do ensino religioso no ensino fundamental
  • A importancia ciências no ensino fundamental
  • a importancia da avaliação no ensino fundamental
  • Qual a importância da leitura no ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!