A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se de implementação desta disciplina no currículo escolar.

Páginas: 11 (2513 palavras) Publicado: 9 de março de 2013
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Polo de Apoio Presencial de Manaus - AM
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Fundamentos Filosóficos da Educação








HILZANETE DE LIMA COELHO-RA 396632
IRANICE LIMA VIEIRA-RA 398410
LIA LIMA GOMES-RA 390053
NEILA APARIÇIO SAJAMI-RA 389106
VALDEANGELA PINTO CALDAS-RA 396084





RELATÓRIO FINAL DEFILOSOFIA








PROF. CONTEUDISTA POTIGUARA ACÁCIO PEREIRA











MANAUS – AM
2012


HILZANETE DE LIMA COELHO-RA 396632
IRANICE LIMA VIEIRA-RA 398410
LIA LIMA GOMES-RA 390053
NEILA APARIÇIO SAJAMI-RA 389106
VALDEANGELA PINTO CALDAS-RA 396084




















RELATÓRIO FINAL DE FILOSOFIA




Relatórioapresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota final na disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação sob a orientação da Prof. Conteudista Potiguara Acácio Pereira.












MANAUS, - AM
2012
ETAPA 1 - A importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina nocurrículo escolar.

Há muito tempo que se discute o estatuto cognitivo da filosofia, muito embora tenha se tornado uma disciplina em todas as universidades do mundo civilizado. Segundo alguns filósofos dizem que temos livre-arbítrio e outros dizem que não; ou seja, não há uma concordância entre os mesmo, por não ter nada definido. O fato é que ela não se tornou até agora uma ciência particular. Eseus seguidores não apresentam unanimidade, nem quanto a seu objetivo, nem quanto ao método que lhe seriam próprios; Por isso tem sofrido de uma incompreensão fundamental da natureza da própria filosofia.
Por um lado afirma-se que a filosofia “é o lugar crítico da razão”; mas a prática real do ensino e do estudo da filosofia consiste em repetir fórmulas gasta. As dificuldades encontradaspelos filósofos Desidério Murcho foram muitos. O cientismo manifesta-se na ideia de que ou a filosofia é mais ou menos como a biologia ou a história no sentido de metodologias que tenha conteúdo definitivo ou quase definitivo, ou então a filosofia tem de serem esquecidos, pelo menos alguns séculos atrás.
A disciplina da filosofia é uma disciplina que deriva da experiência como a história ou afísica. É uma disciplina que não é necessário de recorrer à experiência ou que se faz pelo pensamento, sem usar laboratório; estatística, observações telescópicas ou microscópicas.
Do ponto de vista do cientismo, este aspecto do conhecimento sem a experiência da filosofia é interessante. Parece que desqualifica a filosofia enquanto a disciplina acadêmica séria. Quando se adota o cientismo, hátendência para pensar que só matemática tem o direito de ser uma disciplina a priori. Todavia esta posição é pura e simplesmente mentira, pois a própria tese de que se algo não é apto de investigação acadêmica séria não é apto uma investigação da experiência do dia-a-dia; por outros palavras, é tipicamente uma tese filosófica. É neste sentido que a filosofia é inevitável: qualquer argumento que vivea rebater a filosofia é auto refutante, porque nunca será um argumento científico, mas sim filosóficos. Os problemas da filosofia não desaparecem se fingirmos que não existem só porque não temos métodos da experiência do dia-a-dia que sejam vistos como científicos pelo partidário do cientismo. A filosofia não é uma invenção ociosa de problemas fantasiosos porque mesmo para mostrar que algunsfalsos problemas existem é preciso argumentar filosoficamente.
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim, como um instrumento de manutenção ou transformação social. Portanto, necessita de meios que orientem os seus caminhos. Enfim, toda sociedade possui valores norteadores de sua prática educacional, logo, não é esta que estabelece os seus fins, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de...
  • A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de...
  • a importancia da filosofia para compreensao da sociedade e do mundo em que vivemos
  • A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive
  • Importância da filosofia na compreensão da sociedade
  • A importância da filosofia para compreensão da sociedade
  • A importância da filosofia na sociedade e no mundo em que se vive
  • “A importância da filosofia para se decifrar a sociedade e o mundo em que se vive.”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!