A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA FASE ESCOLAR

Páginas: 9 (2179 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA FASE ESCOLAR
 

 
RESUMO

Este artigo busca compreender e esclarecer o papel da escola e da família para a formação do individuo e como se da à união dos dois para formarem cidadãos comprometidos, responsáveis e capazes cognitivamente, isso para que tenham um bom desenvolvimento escolar, social e familiar. Esta pesquisa vem trazerapontamentos relevantes sobre quão é importante esta união, seja no âmbito escolar ou no familiar da criança que esta inserida no sistema regular de ensino, assim aqui consta propostas que irão nortear a prática pedagógica auxiliando na relação família e escola, apontando aspectos relativos do cotidiano escolar, bem como aplicabilidade da proposta, benefícios e possíveis problemáticas que possamvir a surgir no dia a dia da escola de ensino regular.
 
PALAVRAS CHAVES: Família. Desenvolvimento. Fase escolar.
 
1. INTRODUÇÃO

            Este trabalho tem fins avaliativos para a conclusão do curso de Especialização em Gestão Escolar oferecido pela UNIASSELVI e pelos anos dedicados ao trabalho na educação infantil pude despertar para a necessidade de aprofundar meus conhecimentossobre as relações estabelecidas entre instituição de ensino e família, assim escolhi este tema para pesquisar buscando me aprofundar sobre as relações estabelecidas entre família e escola e assim puder criar estratégias que venham a auxiliar no desempenho da pratica pedagógica.

            O dialogo entre a escola e a família tem sido um tema muito discutido entre os profissionais da educação ecomo eu acredito nesta soma trago esta reflexão para entendermos de quem é a responsabilidade de educar e de ensinar nossas crianças, então vamos discutir aqui como estas duas instituições podem se unir em prol de uma educação de qualidade e promissora.
 
 Como bem diz Piaget:

Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva, pois a muita coisa que a uma informação mútua:este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades [...] (2007, p.50)


2. QUEM DEVE EDUCAR? 
 
            Na busca de respondertal questionamento tive que embasar teoricamente esta pesquisa e encontrei como suporte teórico para sustentar o tema: A importância da família no desenvolvimento da criança na fase escolar, a Constituição Federal para exaltar o tema.
De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal.
 
[...] a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com acolaboração da sociedade visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1988).
 

            Assim fica claro que a educação é dever do estado e da família onde ambas as instituições ocupando lugar de igualdade, cabe agora esclarecer onde cada instituição se encaixa neste processo de desenvolvimento da criança, e oque cabe a cada instituição para que possam atuar neste processo, e delimitar  o que cabe a família e o que cabe ao estado, este aqui representado pelas escolas publicas.
 
            A união da família e da escola formam peças fundamentais para o desenvolvimento da criança e são pilares imprescindíveis  no desempenho escolar, é preciso então aprenderem a trabalhar juntos para garantir umaeducação de qualidade. E fazer desta pratica uma tríade possível, onde possa contemplar a família, escola e aluno.
 
2.1. O PAPEL DA FAMILIA
 
            A estrutura familiar vem sofrendo transformações no passar dos anos e assim muda os valores e paradigmas, onde mulheres vem ocupando papeis de destaque na sociedade e essas mudanças acabam por refletir na escola também. E como nos diz PRADO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da família na aprendizagem de uma criança em fase de alfabetização
  • Desenvolvimento cognitivo da criança na fase pré
  • A importancia da família na educação da criança dentro do contexto escolar
  • A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS
  • As fases de desenvolvimento da criança
  • Fases do desenvolvimento da criança
  • Fases do Desenvolvimentos da Criança
  • O desenvolvimento psicossocial da criança em fase de desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!