A importância da familia nas politicas sociais

Páginas: 2 (443 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2012
A importância da família nas políticas sociais:
A sociedade sofreu inúmeras transformações nos últimos anos que não podem ser ignoradas e para que esta seja efetivamente protegida é necessário que alegislação acompanhe as mudanças sociais.
Nos dias atuais, não se pode definir um “modelo” de família a ser seguida e uma única forma de trabalho com as mesmas, pois a família possui suasparticularidades. Possuindo diferentes formas de enfrentamento das consequências do processo de produção capitalista e das transformações na sociedade, determinadas pelo próprio sistema de produção querepercuti no consumo, na dinâmica social, comunitária e familiar, na vida e na classe social, que a família está inserida.
Vem crescendo internacionalmente a visão de que as unidades de atuação “família ecomunidade” são pontos importantes da estratégia de integração das diversas políticas sociais.
A família, por outro lado, tem sido cada vez mais requisitada pelo Estado a assumir responsabilidades nagestão de determinados segmentos como criança e adolescente, idosos, portadores de necessidades especiais, conforme estabelece nos estatutos de todos os segmentos existentes, que é “dever da família,da comunidade, da sociedade civil e do Estado, assegurar atendimento e a garantia de direitos dos mesmos”.
A questão fundamental é a necessidade de promoção e apoio às famílias vulneráveis atravésde políticas sociais bem articuladas e focalizadas. O reconhecimento das mesmas, como objeto de políticas públicas, constitui fator decisivo para atingir objetivos prioritários do desenvolvimentohumano, tais como a minimização da pobreza, o acesso à educação, saúde, alimentação, moradia e proteção integral às suas crianças e adolescentes.
O Estado deve pensar em políticas públicas de caráteruniversalistas, que assegurem proteção social e que reconheça a família como sujeito de direitos, capaz de potencializar as ações propostas. As políticas sociais muito pouco têm contribuído para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância da família e das políticas de saúde
  • Familia e politicas sociais
  • Familias e Politica Social
  • Familia na politica da assistência social
  • Políticas sociais e família
  • familia e trabalho nas politicas sociais
  • Politica social
  • Família, Política Social: Práticas e Concepções.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!