A importância da família no processo ensino-aprendizagem

Páginas: 57 (14101 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

Tradicionalmente, a família tem sido apontada como parte fundamental do sucesso ou fracasso escolar. A busca de uma harmonia entre família e escola deve fazer parte de qualquer trabalho educativo que tem como foco a formação de um indivíduo autônomo.
O tema estudado, é relevante devido à necessidade de rever valores pela qual a sociedade contemporânea vem passando,percebe-se os apelos que uma boa parte da sociedade faz para as autoridades e comunidades, se baseiam na tentativa de resgatar a família e seus valores. A Participação familiar é uma necessidade contemporânea e almejada por todos que fazem parte do contexto escolar, daí a importância de se identificar a falta de participação da família no contexto escolar, uma vez que educar é uma função de todo nóse quanto mais a família participa da educação das crianças, melhor elas se saem na escola e na vida.
Este trabalho monográfico está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta, “As Novas Configurações da Família Brasileira”, a partir dos anos de 1990 e suas influências no contexto educacional e as implicações no comportamento dos seus membros. Tradicionalmente a família temestado por trás do sucesso escolar e tem sido, também, culpada pelo fracasso escolar. O sucesso escolar tem dependido, em grande parte, do apoio direto e sistemático da família que investe nos filhos, compensando tanto dificuldades individuais quanto deficiências escolares. Trata-se, em geral, de família dotada de recursos econômicos e culturais, dentre os quais destacam-se o tempo livre e o nívelde escolarização da família.
O segundo capítulo, fala sobre os “Elementos Socializadores” que contribuem para o sucesso dos alunos, onde procuramos apresentar as bases, da difícil tarefa de educar e a importância da relação entre as duas instituições, que são imprescindíveis na vida do indivíduo.
O terceiro capítulo retrata algumas das “Abordagens quanto a Questão do FracassoEscolar”, já que a reprovação de um aluno é algo muito sério que tem repercussões negativas em sua vida escolar e pessoal pois o peso do fracasso e o estigma de repetente podem tento reduzir suas chances de aprendizagem, quanto afetar sua personalidade. Em consequência da reprovação, o aluno pode desenvolver um autoconceito negativo que o leva a abandonar os estudos. Isto, em geral, o coloca emdesvantagem nas lutas que enfrentará durante a vida, fora da escola. O problema da repetência escolar tem-se mostrado bastante crítico, especialmente nas turmas de 1ª ano do ensino fundamental, razão porque consideramos necessário a realização de uma pesquisa bibliográfica para verificarmos os fatores causadores de tal fenômeno ocorrido nas escolas públicas. Toma-se, como hipótese, que a reprovação édecorrente de uma série de fatores, que podem ser enumerados da seguinte forma: currículos e programas alheios à realidade dos alunos; despreparo dos professores; falta de interesse por parte de alguns pais e alunos; metodologias incoerentes; problemas físicos e emocionais, entre outros. Supõe-se, assim, que talvez a causa da repetência esteja justamente na incompreensão da finalidade do ensino porparte dos profissionais envolvidos na área. Outra hipótese é que o aluno, muitas vezes, não é devidamente acompanhado em suas dificuldades, gerando a situação de seu desajustamento e desestímulo.
Portanto, o presente estudo tem por objetivo, compreender se é possível à escola caminhar sem a participação da família e analisar quais são fatores que contribuem e influenciam nessa participaçãoe que, de certa forma, influenciam na educação básica.



























1 AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA FAMILIA BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS DE 1990 E SUAS INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

Conceituar o que seja família não é uma tarefa das mais fáceis, pois a variabilidade histórica dessa instituição torna complexa uma definição exata, visto que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importancia da familia no processo de ensino e aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
  • “A importância da família no processo de ensino-aprendizagem”.
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO / APRENDIZAGEM
  • A imPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
  • A FAMILIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • A importância da família no processo de aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!