A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Páginas: 9 (2205 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
13.800 (total)

Resumo (800)
Este artigo objetiva fazer uma reflexão a partir de pesquisas bibliográficas sobre o papel da família no desenvolvimento da criança. Após uma vasta pesquisa bibliográfica baseada nos autores: Azevedo (2009), Lopes (2009), Carvalho (2009) e Silva (2005) que tratam da importância da família na vida escolarda criança, sendo determinante para a formação da personalidade da criança, e que possivelmente serão levadas para a vida toda. Discute, também, as alterações que vem ocorrendo na estrutura familiar da atualidade. São comuns famílias de pais separados que convivem irmãos de casamentos anteriores, família liderada pela mulher, famílias compostas por homossexuais, entre outros, o que, no entanto,não minimiza a importância da harmonia familiar. Mostra o quanto uma família harmoniosa nas relações sociais, afetivas e cognitivas beneficia o desenvolvimento, a aprendizagem e a interação social da criança, pois quando ocorre o contrário pode comprometer esse desenvolvimento prejudicando-as.

Palavras-chave: Família. Infância. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Introdução (2.000)
O presenteartigo traz uma reflexão acerca do tema: A importância da família no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, fica claro a importância da presença da família na escola, pois vive-se numa época em que a conturbação e a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano, a sociedade fundamenta-se no individualismo e o coletivo ficando banido a uns poucos sobreviventes.
Os alunosinseridos nesse contexto, ficam com sequelas de um mundo dominador. É nessa visão que a integração família e escola se sobressai para o pleno desenvolvimento infantil, sendo uma fascinação envolvente, podendo estar presente em toda e qualquer manifestação cotidiana.
Quando essa parceria acontece, torna-se evidente o valor da mesma, tanto no aspecto físico, intelectual, moral, espiritual esocial, já que se fundamenta na interferência dos processos vitais e culturais. Os sonhos e as fantasias infantis são transportes para realizações da vida. Podemos afirmar que nos dias atuais a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, tendo em vista que é através da interação desse trabalho em conjunto, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e daaprendizagem do educando/filho, os quais contribuirão na formação integral do mesmo.
Na atualidade tem-se discutido muito a importância da parceria família e escola e por esse motivo ampliamos os questionamentos sobre o referido tema. Perante esta realidade em que vivemos fica evidente que ambas deveriam andar lado a lado, mas há omissões dos dois lados, ambos negligenciam gravemente no cumprimento desuas obrigações.
As mudanças acontecidas na nossa sociedade têm trazido para o ambiente escolar, momentos de grandes instabilidades. O mundo totalmente capitalista, globalizado e de contato imediato trouxe o fim das grandes receitas, o discurso da diversidade, das multimídias, estabelecendo uma nova ordem, com o avanço da ciência e da tecnologia com base na microeletrônica, onde todos são chamadosa repensar seu papel e atualizar seus conhecimentos no contexto dessa terceira revolução industrial.
Assim, sobre a escola e a família na escola, mais diretamente sobre os principais atores do processo de ensino-aprendizagem, professor e aluno, é que tais mudanças repercutem, causando efeitos comprometedores, abalando valores e instalando-se mais fortemente o individualismo, a competitividade,o relativismo e o hedonismo, comprometendo atitudes de união, solidariedade, valor e respeito à vida.
A situação acarreta novos desafios com a convivência da família com o ambiente escolar, dos filhos, ficando à escola a responsabilidade de transmitir valores antes pertinentes à família.
Perante a realidade atual cabe à escola a responsabilidade maior para a escola a missão de educar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da família no processo ensino-aprendizagem
  • a importancia da familia no processo de ensino e aprendizagem
  • “A importância da família no processo de ensino-aprendizagem”.
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO / APRENDIZAGEM
  • A imPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
  • A FAMILIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • A importância da família no processo de aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!