A importância da empresa familiar no contexto mercadológico

Páginas: 7 (1558 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
TEMA

A importância da empresa familiar no contexto mercadológico

TITULO

Administração da Pequena e Média Empresa

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é descrever de forma sucinta o contexto da empresa familiar no mercado considerando sua evolução em um ambiente altamente competitivo. Além de demonstrar suas características, papel na economia e a gestão empreendedora responsável pelaevolução dos processos empresariais que às manteve frente às mudanças do cenário mercadológico.

JUSTIFICATIVA

A empresa familiar se tornou um objeto de estudo específico em pouco tempo, pelo fato de ter forte domínio sobre o ambiente econômico na maioria dos países industrializados e emergentes. O cenário de incertezas e grandes transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas nasúltimas décadas, tem requerido novos comportamentos do gestor, sendo que as empresas familiares não podem ficar alheias a este novo entorno competitivo.

INTRODUÇÃO

A estrutura social produtiva do país vem sofrendo constantes transformações a partir da década de noventa, plena era da globalização e competição entre mercados. Nesse momento se inseriram novos conceitos sociais e inovadorastécnicas de produção que resultaram em crescimento das empresas, mas isso apenas foi resultado das mudanças e ou aperfeiçoamento adquiridos com o passar do tempo.
A atual conjuntura socioeconômica e ou política mundial passa por reformulações ocasionadas por essa era de globalização e competição dos mercados, o que torna imprevisível um diagnóstico preciso dos acontecimentos econômicos e sociais quepodem afetar todas as organizações no futuro, dificultando ainda mais aos administradores interpretarem o presente, devido à pressão constante que as forças externas empregam sobre eles.
Nesse sentido, cabe ao gestor analisar o contexto empresarial como um só buscando estratégias que possibilitem a sobrevivência das empresas familiares, que são mais susceptíveis às mudanças mercadológicas pelo seusistema de gestão, geralmente pautada por pessoas que possuem uma ligação afetiva muito forte com a organização por ter sido empreendido por ele próprio ou por seus familiares.
As empresas familiares, que na grande maioria se caracterizam como pequenas e médias, atualmente representa uma parte significativa no conjunto das empresas existentes no país. Essa importância é evidente nos volumes deprodução, nas quantidades geradas e nas marcas tradicionais de produtos comercializados no mercado. A inexistência até 1991 de concorrência externa e a concorrência interna pouco expressiva fizeram com que as pequenas e as médias empresas esquecessem processos de atualização do controle da produção e da melhoria da qualidade.
As empresas familiares mantiveram-se em situações cômodas em mercadoatraente. Elas eram estruturadas nos pilares patrimônio, valores e história com seus anos de funcionamento, clientes fiéis conquistados ao longo do tempo com características parecidas com a empresa, à gestão familiar representava sua reputação e a sucessão era passada de pai para filho sem levar em consideração a capacitação técnica-profissional do herdeiro do negócio, mas sim a cultura familiar.Porém os clientes mudam, falecem, ou até mesmo procuram novidades, e com a globalização e o mercado exterior a empresa se viu forçada a buscar um novo espaço no mercado que e obrigada a adotar novas filosofias para garantir a perpetuidade do empreendimento para as próximas gerações.

DESENVOLVIMENTO

Considerada a instituição mais duradoura e universal a empresa familiar existe desde muito antesda Revolução Industrial. A empresa familiar mais antiga foi fundada no ano de 578 no Japão, entre outras que continuaram sendo estritamente familiares e venceram pressões de governos, nações, cidades e, seguramente, de outras corporações muito maiores e mais poderosas como a americana Ford e a brasileira Votorantim e as gaúchas Randon S. A. e SULMAQ Equipamentos.
No entanto, mesmo com tanta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância das empresas familiares no contexto mercadológico
  • A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
  • A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
  • A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
  • A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
  • A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
  • A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
  • Importância das empresas familiares no contexto mercadológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!